
"A concessionária esclarece que o planejamento operacional que envolve a interligação dos ramais Santa Cruz e Deodoro, colocado em prática em 8/06, foi definido a partir de estudos técnicos que apontaram que, antes das medidas de restrição para enfrentamento ao novo Coronavírus, os trens dos ramais Japeri e Santa Cruz ficavam muito cheios em alguns momentos do dia e paravam muito na sinalização, em função de cruzamentos, já que dividiam a mesma linha. Em paralelo, no ramal Deodoro, os trens que percorrem uma distância muito mais curta, ficavam bem mais vazios.
Em relação à superlotação dos ramais, comentada por alguns clientes, a SuperVia informa que vem monitorando com rigor o novo modelo operacional desde o seu primeiro dia e é importante destacar que os dados foram obtidos e analisados de acordo com a metodologia de cálculo definida e fiscalizada pela Agetransp. Nessa segunda semana (15 a 19/06), por exemplo, foi verificado que, em comparação à semana anterior, houve aumento de apenas 3,3% na quantidade de clientes usando os trens. A maior taxa de ocupação no ramal Japeri foi de 34%, e no ramal Santa Cruz de 35%, ou seja, a taxa de ocupação média foi reduzida e permanece bem abaixo do patamar máximo de 50% estabelecido pelo Decreto Estadual 46.973/20. Também estão mantidos os ganhos de tempo das viagens. O ganho mais significativo ocorreu no pico vespertino do ramal Japeri, que passou a ser 10 minutos mais rápido do que antes das restrições para combate ao novo Coronavírus. E os trens paradores do ramal Santa Cruz foram 2 minutos mais rápidos do que os trens expressos que circulavam nesse ramal antes das restrições.
A SuperVia lembra que esse novo planejamento operacional está garantindo 522 mil lugares a mais por dia nas composições (em dias úteis), o que corresponde a um aumento de 60% em relação à grade anterior. Desses, 236 mil lugares foram adicionados nos horários de pico matutino e vespertino. Também foram incluídas partidas de estações estratégicas dos ramais Japeri e Santa Cruz. A redução de intervalos será progressiva, conforme o retorno da demanda de passageiros.
Sobre os intervalos:
Na primeira semana da nova programação, a SuperVia registrou a diminuição do tempo de viagem dos expressos do ramal Japeri, em até 9 minutos, e aumento máximo de 6 minutos nas viagens do ramal Santa Cruz. Para melhorar o fluxo dos clientes, desde a última segunda-feira (22/06) a SuperVia fez alterações para reduzir os intervalos médios no início dos horários de pico em trechos do ramal Santa Cruz. As melhorias começaram entre 5h e 6h, com redução do intervalo médio entre as estações Santa Cruz e Benjamim do Monte (de 20 para 15 minutos). No pico da tarde, das 16h às 17h, também foi reduzido o intervalo médio entre as estações Campo Grande e Santa Cruz (de 20 para 12 minutos)".
*Estagiária sob supervisão de Cadu Bruno