Por O Dia

Já imaginou se uma caminhada noturna despretensiosa pudesse gerar energia suficiente para iluminar a rua onde você pratica seu exercício? Pois isso já é possível. E a ideia veio de cinco mentes brilhantes da Zona Oeste. O protótipo 'Piso Gerador de Energia', batizado de Steptron, foi desenvolvido pela equipe Alpha, da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, e converte a energia mecânica da atividade aeróbica em energia elétrica.

Gerar energia limpa e combater a obesidade ao mesmo tempo é o objetivo do quarto projeto da série da Escola Firjan SESI, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.

Apresentado no Torneio Regional de Robótica First Lego League 2019-2020 (FLL), em fevereiro, em Duque de Caxias, o protótipo utiliza pisos que são geradores de energia através do princípio da placa piezoelétrica, que trabalha quando sofre pressão.

"A energia armazenada vai variar de acordo com a intensidade da pisada", explica Rômulo Correia, professor de Química da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, e um dos orientadores do grupo de robótica desenvolvedor do protótipo.

"Ainda não se sabe o valor da energia gerada, isso é um passo adiante. Existe estimativa, mas tudo vai depender do equipamento e da atividade física. Nesse primeiro momento, o projeto quis apenas mostrar que essa conversão é viável," acrescenta o professor.

O protótipo nasceu a partir do tema 'Cidades Inteligentes', do Campeonato de Robótica do FLL. Motivados pelo título do torneio e preocupados com o aumento dos índices de obesidade no Brasil - segundo o Ministério da Saúde, o número cresceu 67,8 % entre 2006 e 2018 -, os alunos Raphael Costa, Ana Beatriz Ferro Campos, Ana Clara Ferreira Joaquim, João Pedro Vieira Macedo de Lima e Felipe Aguiar decidiram investir na ideia de fomentar a atividade física e gerar energia limpa.

De acordo com a estudante Ana Clara, entre as várias propostas analisadas para o evento, "o piso gerador de energia foi considerado a opção mais viável, por ter um custo menor e poder ser utilizado em qualquer lugar."

O projeto dos idealizadores do protótipo prevê o uso do Steptron em condomínios, praças públicas e até em trechos de ruas durante maratonas noturnas, explica Johnnatan Schubert, professor de Robótica da Escola Firjan SESI Jacarepaguá.

Ele destaca que além de iluminar áreas públicas, a intenção é incentivar a prática de exercícios físicos através da geração de descontos nas contas de luz de quem se exercita. "Mas isso dependeria de regulamentação. Hoje os benefícios só contemplam a energia solar", explica.

Descontos na conta de luz

O controle para a realização desse novo conceito seria através de cadastros individuais, onde a energia gerada ficaria registrada. "A ideia é usar um aplicativo de celular na leitura do QR code de cada equipamento. Em seguida, a pessoa faz a atividade física normalmente, convertendo esse tempo de exercício em descontos na conta de luz", ensina Ana Clara, que participou pela segunda vez de um Torneio do FLL. A primeira foi em 2018.

O custo do protótipo ficou em cerca de R$ 65. Foi construído com placas de MDF cortadas a laser; placas piezoelétricas, que contêm um cristal de quartzo ou de Rochelle; fiação e espuma para amortecer as pisadas. É um produto barato, destacam os professores.

A construção do protótipo foi realizada em uma tarde pela equipe Alpha - formada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio -, por dois professores da Escola Firjan SESI Jacarepaguá e com o auxílio de instrutores da FabLab SENAI Jacarepaguá. Já o desenvolvimento, que começou em setembro com a escolha do tema, levou cinco meses para ser elaborado.

Você pode gostar
Comentários