Inaugurado Centro de Acolhimento LGBTQIA

Unidade tem 50 vagas para pessoas em situação de rua. Projeto é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Por Juliana Pimenta

CPA na Rua Tenente Possolo, no Centro, oferece 50 vagas
CPA na Rua Tenente Possolo, no Centro, oferece 50 vagas -

Neste domingo, em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA , a prefeitura inaugurou um Centro Provisório de Acolhimento (CPA) exclusivo para pessoas LGBTQIA em situação de rua. O CPA, que faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio), fica na Rua Tenente Possolo, no Centro e tem 50 vagas.

Para usufruir do centro de acolhimento, a população pode procurar pelos serviços de assistência social, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), ou também solicitar via WhatsApp para a CEDS (21 2976-9186).

Na inauguração do centro provisório, o coordenador especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini, destacou a importância do novo espaço. "O abrigo com vagas direcionadas para o público LGBT chega em um dos momentos mais críticos que passamos. Diante da crise da covid-19, esse grupo também foi fortemente atingido", disse.

Paola de Oliveira Gomes da Silva, de 30 anos, comemorou a inauguração do CPA. "Estou gostando dessa iniciativa da Prefeitura, de abrir esse espaço só pra nós, que somos excluídos da sociedade. Aqui é um lugar que vamos ficar bem acolhidos e mais à vontade. Eu estava antes no Rio Acolhedor, na ala das mulheres, mas com essa inauguração, agora temos o nosso próprio espaço", afirma a transexual.

Fernanda Gaspar, que também é trans, reafirmou a importância de um projeto de acolhimento. "Tenho 45 anos, sou de São Paulo e estou no Rio há cerca de nove meses. Eu morei na Itália por 11 anos e no final de 2019 fui deportada. Fiquei em situação de rua e resolvi procurar um abrigo. Fiquei no Centro de Recepção da Ilha dois meses e depois fui para o Rio Acolhedor. Nesses espaços, quando ficamos juntos com outras pessoas, tem muito preconceito, muita homofobia, não há privacidade nem na hora de tomar banho. Então estou achando muito bom esse novo espaço".

Outras ações

Por conta do Dia do Orgulho LGBTQIA , além da inauguração do CPA outras ações também foram planejadas. Na Rio Star, a maior roda gigante da América Latina, uma bandeira arco-íris, símbolo da luta por igualdade de gênero e orientação sexual, seria hasteada, mas, por conta do mau tempo, a iniciativa foi adiada. A bandeira foi hasteada no novo CPA do Centro e a equipe do parque Rio Star informou que está avaliando uma nova data para a iniciativa.

Comentários