Identificação formal do doador garantiu cinco transplantes - Divulgação
Identificação formal do doador garantiu cinco transplantesDivulgação
Por O Dia
Rio - Após receber um pedido urgente de identificação, no fim da tarde da última quarta-feira, uma ação do Detran-RJ e da Secretaria Estadual de Saúde possibilitou que cinco vidas fossem salvas. Um jovem de 18 anos, internado no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, teve a morte cerebral diagnosticada. A família autorizou a doação múltipla de órgãos, mas o rapaz tinha perdido a identidade e não possuía nenhum outro documento com foto. Numa corrida contra o tempo, o Programa Estadual de Transplantes acionou o Detran.
O pedido comoveu os funcionários da Diretoria de Identificação Civil que fizeram a busca em tempo recorde e, após alguns minutos, a resposta seguiu para a coordenadoria de Transplantes do Estado, possibilitando que os transplantes fossem feitos a tempo. Foram doados os dois rins, as duas córneas e o fígado. Cinco vidas foram salvas com a ação.
Publicidade
O presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia reforçou a importância da sensibilidade da equipe em perceber a urgência de sua função, além da responsabilidade social que o trabalho possui. "O conhecimento da missão e do propósito do trabalho é importante numa instituição e o Detran tem isso. É fundamental estar ciente da responsabilidade social que a função tem e perceber a agilidade que se precisa em casos como esses", frisou o presidente.
Até junho deste ano, o Programa Estadual de Transplante realizou, no Estado do Rio, mais de 340 transplantes de órgãos sólidos. O site do Doe Mais Vida e o Disque Transplante 155 são canais para esclarecimento de dúvidas e debate do tema. No site, qualquer pessoa também pode se declarar, informalmente, como doador.