Igreja na Urca reforça higienização antes e depois das missas - Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Igreja na Urca reforça higienização antes e depois das missasRicardo Cassiano/Agencia O Dia
Por Letícia Moura*

No primeiro domingo do retorno às missas presenciais nas igrejas católicas, o Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio, preferiu manter a tradicional missa dominical apenas com a presença dos religiosos da casa. Os fiéis puderam acompanhar a celebração pelo Youtube, assim como já está sendo feito desde o dia 20 de março.

Em contrapartida, na Praça Mauá, região portuária da cidade e próxima ao Mosteiro, muitas pessoas aproveitaram o dia ensolarado para andar de bicicleta e caminhar pelo lugar que abriga os museus do Amanhã e o de Arte do Rio - ainda fechados ao público por conta da pandemia.

Em comunicado publicado no site do Mosteiro de São Bento, eles informam que devido à pandemia permanecerão sem receber os fiéis e visitantes, "mesmo com a crescente flexibilização do chamado isolamento social e a reabertura das igrejas na cidade do Rio. Até que tenhamos um melhor cenário de prevenção, que propicie mais segurança entre monges e fiéis, as nossas celebrações continuarão sendo transmitidas pelo canal do Youtube para que todos possam continuar rezando conosco de suas casas".

Na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Urca, um funcionário na porta passava álcool gel nas mãos dos fiéis, enquanto um outro usava um borrifador com produto de limpeza nos tapetes da entrada. “Nossa equipe está bem instruída. As missas foram muito boas, não vieram muitos fiéis nesse primeiro momento. Depois das celebrações também temos toda uma higienização”, disse o padre Antônio José de Moraes. Nos bancos, também foram colocadas fitas com a indicação do espaço entre as pessoas.

*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira

Você pode gostar
Comentários