O carro rosa chama a atenção por onde passa. Clientes sentem falta durante a quarentena e pedem que ele volte logo  - fotos: Divulgação
O carro rosa chama a atenção por onde passa. Clientes sentem falta durante a quarentena e pedem que ele volte logo fotos: Divulgação
Por Danillo Pedrosa

Charmoso e recheado de delícias, o fusca de Martha Martins e Goy Pires é sem dúvidas o mais famoso da Zona Oeste do Rio. Elas nem tinham pretensão de usar o veículo como principal fonte de renda, mas o destino tratou de levá-las a essa caminho. Hoje, o Fuscolé e seus mais de 50 sabores de sacolés são um sucesso na Barra da Tijuca, Recreio e Barra de Guaratiba. E o negócio deu tão certo que as entregas já chegam à Zona Sul e à Tijuca.

Casadas há 12 anos, Goy e Martha, uma baiana e uma carioca, se conheceram em São Paulo e, pela oportunidade e preço baixo, compraram o fusca de uma amiga antes de se mudarem para o Recreio dos Bandeirantes. Elas vendiam artesanato e, justamente quando as vendas começaram a cair, em 2015, surgiu a ideia que mudara suas vidas.

"Em 2015, estava todo mundo duro. Uma vizinha iria fazer o aniversário do filho na pracinha e pediu para cada um contribuir com alguma coisa. Goy comprou 30 reais em frutas e fez geladinho (como chamam sacolé na Bahia). Assim que chegamos para a festa, com o isopor cheio de sacolé, os moradores e frequentadores da praça começaram a perguntar o preço. Foi suficiente para dar um clique na cabeça da Goy e começarmos a vender", conta Martha.

No início, os sacolés ficavam em um isopor dentro do fusca, mas não demorou para começar a fazer sucesso na vizinhança. Em pouco tempo, a clientela começou a aumentar. Com mais tempo dedicado ao Fuscolé, elas chegaram a vender mais de 100 sabores diferentes, que variam de acordo com as frutas da estação. Os mais vendidos são os gourmets, que saem a R$ 9 cada, como o de pudim de leite moça, o de ninho com nutella e o de torta alemã.

"Foi de pouquinho em pouquinho, no congelador da geladeira, no boca a boca da vizinhança, e para nós, de forma bem orgânica, com muito amor e felicidade na cozinha de casa. Criamos e registramos a marca, começamos a criar a identidade visual do Fuscolé e trabalhar para melhorar as receitas e as redes sociais", explica Martha.

Delivery na quarentena

No começo, tudo era feito em casa, e os sacolés eram guardados em dois freezers que ficavam na sala. Elas precisavam de mais. Em 2018, encontraram na Barra de Guaratiba um lugar para montar o próprio espaço de trabalho, que chamaram de 'A Casa do Fuscolé'.

Mas, aos fins de semana, elas continuam levando o Fuscolé para a pracinha da Barra Bonita, no Recreio, fazendo a alegria de moradores e da criançada. Durante a pandemia, as atividades na rua estão paralisadas, mas elas agora vendem por delivery, atendendo Recreio, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Tijuca e bairros da Zona Sul.

"Nossa presença na rua aos finais de semana é muito cobrada pelos frequentadores da pracinha, pelas famílias e as crianças, mas nós achamos que ainda não é o momento", disse Martha.

Uma breve pausa
Publicidade
Apesar do sucesso do Fuscolé, houve um momento em que Martha e Goy precisaram fazer uma pausa. Depois de um tempo sem férias e muita dedicação ao trabalho, elas decidiram entregar o apartamento onde moravam, no Recreio, e partir para uma aventura que durou cerca de seis meses em 2017. Aproveitaram também para aprender um pouco mais sobre o mercado de sorvetes
"Primeira parada, São Paulo, para a feira anual do sorvete. De lá, resolvemos pegar a estrada e fazer uma viagem que já tínhamos sonhado: viajar de carro até a Bahia, para o lugar onde a Goy nasceu, na região da Chapada Diamantina, e documentar essa viagem. Ao chegar na Bahia, nos apaixonamos pelo lugar, pela vida tranquila das cidadezinhas do interior do Nordeste, e ficamos seis meses por lá", conta Martha.
Publicidade
Quando o dinheiro que estava guardado acabou, no fim de 2017, chegou a hora de o casal voltar ao Rio de Janeiro e retomar as atividades do Fuscolé, para a alegria da clientela. No início de 2018, elas ainda encontraram o lugar ideal para montar o ambiente de trabalho, em Barra de Guaratiba, e o negócio só cresce desde então.
Publicidade
Fã de carteirinha
Também moradora do Recreio, Juliana Gama conheceu o Fuscolé logo depois de se mudar para o bairro, em 2016, em um passeio para conhecer as redondezas. Foi paixão ao primeiro sacolé.  Desde então, virou uma das melhores clientes e já comemorou até aniversário no local. 
Publicidade
"É o programa de todos os finais de semana. A alegria da Goy e da Marta é contagiante. É impressionante o carinho com o qual elas tratam os cliente, principalmente as crianças. Sabem o nome de todos e suas preferências", explica Juliana, que tem até uma lista com os sabores preferidos: salada de frutas, chocolate com ovomaltine, torta alemã, torta suíça e manga.
E não é só o sabor que torna Juliana - e sua família - frequentadora frequente do Fuscolé. A higiene e os cuidados com os clientes também ajudaram a conquistar a sua confiança.
Publicidade
"O que mais me admira é o trabalho artesanal que elas têm no preparo. Além de ser delicioso, elas têm todo cuidado com a higiene. São dois saquinhos, sendo um de proteção e o outro para poder encostar a boca com segurança. Impressionante a variedade de sabores. Sem contar os sazonais, dependendo da fruta da época e eventos como Festa Junina e Natal", disse a cliente.
Você pode gostar
Comentários