A tenda irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua do Catete, 325 - Mauricio BAZILIO / Divulgação
A tenda irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua do Catete, 325Mauricio BAZILIO / Divulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) assinou, nesta segunda-feira, um termo de cooperação com o Dados do Bem, iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data, que vai permitir triplicar o número de testes imunosorológicos para covid-19 oferecidos pelo estado.
Hoje, a secretaria realiza cerca de 300 testes por dia no posto do Detran do Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. De acordo com a SES, com a parceria do Dados do Bem, será possível oferecer 1 mil testes diários.
Publicidade
O Dados do Bem é um aplicativo que permite um ganho tecnológico para a marcação e a realização dos testes e um mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro. Ele combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da pandemia nos centros urbanos.
Os resultados vão auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.
Publicidade
Como funciona?
No aplicativo, cedido gratuitamente pelo Dados do Bem, o usuário preenche um cadastro, responde um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à ccovid-19 e histórico de saúde.
Publicidade
Uma parte das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para alta probabilidade de coronavírus será chamada para a realização dos testes imunosorológicos.
"Fizemos uma parceria muito importante, que vai nos permitir triplicar a capacidade diária de testagem sem nenhum ônus para o Estado, usando um sistema de eficiência reconhecida", disse o secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet.
Publicidade
Treinamento de profissionais
No acordo também está incluído o treinamento de profissionais, que começa já nesta terça-feira. A Secretaria de Saúde fica responsável por toda a operação relacionada ao projeto. Já na próxima segunda-feira (13), a secretaria espera estar realizando 600 testes por dia marcados a partir do aplicativo. A meta é chegar a 800 por dia já na segunda semana, e a 1 mil por dia ainda este mês.
Publicidade
Informações sobre a operação na capital
Na cidade do Rio de Janeiro, os testes operados pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Dados do Bem, serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado.
Publicidade
A tenda vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem.
É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. Municípios fluminenses, como Niterói, Campos, Macaé e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.  
Publicidade