Por O Dia

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) inicia hoje a fiscalização do decreto que prevê o distanciamento mínimo entre os passageiros que viajam em pé nos ônibus do Rio. A medida visa evitar aglomerações nos coletivos e obriga as empresas a manter somente duas pessoas por metro quadrado nos corredores dos veículos.  

Equipes da SMTR vão vistoriar o cumprimento da marcação dos passageiros no piso dos ônibus e também as demais determinações da Prefeitura do Rio. A fiscalização será reforçada em terminais de BRT e estações que tiverem maior circulação de pessoas, além de outros pontos estratégicos da cidade. Caso as concessionárias não cumpram as medidas, elas estarão sujeitas a multa de R$ 924,38, que poderá ser aplicada novamente em caso de reincidência.

O BRT informou que, na tarde de ontem, cerca de 80% da frota estava com a marcação no piso e esperava concluir o processo em todos os veículos até o fim do dia. Com o distanciamento, ônibus de 21 metros de comprimento poderão levar até 24 passageiros em pé, enquanto que nos ônibus de 23 metros, a lotação máxima em pé passa para 30 passageiros.

O consórcio do BRT informou ainda que procura conscientizar os passageiros sobre os cuidados necessários e as medidas de prevenção em informativos nas televisões dos ônibus. A empresa conta também com a cooperação dos agentes da polícia para garantir o cumprimento da limitação de passageiros. 

Você pode gostar
Comentários