Zona Oeste - Natália Nascimento passou a atender as clientes em uma clínica na Barra da Tijuca com hora marcada - DIVULGAÇÃO
Zona Oeste - Natália Nascimento passou a atender as clientes em uma clínica na Barra da Tijuca com hora marcadaDIVULGAÇÃO
Por Gustavo Monteiro

Foram meses de portas fechadas e bastante perrengue para poder pagar as contas. Muitos precisaram demitir e uma grande parte fechou as portas para sempre. Agora, com a flexibilização, empreendedores que conseguiram resistir à pandemia começam a se reerguer. Nesta matéria, você verá histórias de guerreiros que não se deram por vencidos - apesar do ambiente desfavorável - mantiveram o otimismo e estão se preparando para dar a volta por cima.

Os salões de beleza, que abririam apenas na fase 3 da flexibilização definida pela prefeitura do Rio, em 2 de julho, tiveram uma surpresa: foram liberados no dia 27 de junho. Tatiana Araújo, dona do salão de beleza Tatiana Araújo Hair Concept, na Freguesia (Estrada dos Três Rios, 1.200), voltou à ativa, mas seguindo todas as normas: instalou totem de álcool em gel para uso obrigatório dos funcionários e clientes, está exigindo o uso de máscaras, e colocou placas de acrílico para os serviços de manicure e caixas.

"Está proibido levar acompanhantes e os atendimentos estão sendo feitos somente com hora marcada pelo WhatsApp (21) 97232-1860. Para quem ainda não se sente seguro em sair de casa, criamos uma loja online com vendas de produtos e atendimento para ajudar com os procedimentos realizados em casa", conta a empresária.

Já a dentista Rita Ventura teve que se preparar antes: os consultórios foram liberados na fase 2, em 17 de junho. Ela voltou à rotina respeitando todas as medidas de segurança. O álcool em gel fica na entrada do consultório localizado no Recreio dos Bandeirantes (Rua Haroldo Cavalcanti, 420 - sala 302) e os atendimentos são feitos apenas com hora marcada pelo WhatsApp (21) 99880-7958. Não é autorizado que o paciente leve acompanhante.

"Também estamos tirando dúvidas por telefone, caso algum cliente sinta algum sintoma do vírus, e para pacientes acima de 60 anos é necessário que compareça ao consultório apenas em casos de urgência. Personalizamos as vendas através de vouchers que podem ser usados até dezembro deste ano", explica Rita.

Para quem passou grande parte da quarentena sem cuidar do corpo, a flexibilização traz um alívio. A esteticista Natália Nascimento passou a atender as clientes em uma clínica na Barra da Tijuca com hora marcada, sem acompanhantes e com medidas de proteção como uso de álcool em gel e máscara.

"Antes da pandemia, atendia somente na Penha. Mas abri o segundo espaço para atender as clientes que não querem mais se deslocar devido ao risco de infecção. A ideia é promover uma experiência exclusiva e única", conta Natália, que está vendendo também kits "faça em casa" - com entregas em toda a Zona Oeste - para quem ainda não se sente à vontade de voltar à clínica mas quer continuar cuidando da pele.

Os restaurantes, abertos na fase 3, em 2 de julho, também estão recomeçando. Para quem está com saudades de se deliciar com uma excelente comida japonesa, o Kaishi'yk Sushi Bar, no Recreio (Rua Miguel Antônio Fernandes, 1.333), está recebendo os clientes somente com reservas (WhatsApp 96434-1715) de mesas e com 50% de sua capacidade. "O delivery segue na ativa e lançamos receitas exclusivas. Continuamos garantindo uma comida deliciosa e com muita segurança", garante a empresária Isabela Lima.

 

Segurança no ambiente de trabalho
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Com a retomada das atividades comerciais e serviços, é fundamental estar atento às medidas de segurança que devem ser implementadas para proteger os colaboradores da covid-19. A consultora de Recursos Humanos Valéria Leal mostra como o RH pode auxiliar nesta preparação.
"Antes de tudo precisamos avaliar a empresa, seu porte, sua atividade e seu ambiente de trabalho, além da quantidade de funcionários. Desta forma será possível que o RH, junto aos gestores e à direção da empresa, oriente e treine as equipes para as novas rotinas de segurança e medicina de trabalho", explica a especialista, que sugere criar um manual de boas práticas, associado ao que já existe na empresa, pois será importante realizar treinamentos contínuos com os colaboradores e garantir o entendimento e bem-estar deles.
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"É preciso entender as necessidades da empresa, localização e roteiro de deslocamento dos funcionários, os grupos de risco e suas competências, para que o retorno aos empreendimentos, sejam lojas, escritórios, clínicas, academias e espaços comercias diversos seja o mais tranquilo e protegido possível", orienta.
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Sanitização pode ser trunfo na reabertura
Para que a reabertura dos estabelecimentos seja feita de acordo com os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, a Truly Nolen (Instagram @trulynolen_rio), referência mundial em descontaminação, desenvolveu diversas soluções para prevenção da covid-19. Serviços como sanitização de veículos, túnel de biodescontaminação e desinfecção de ambientes internos e externos, todos realizados com virucida exclusivo, podem garantir um retorno mais seguro das atividades.
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Para o combate ao coronavírus, é utilizada uma molécula exclusiva, aplicada com equipamentos de névoa eletrostática que formam nanopartículas, permitindo a ancoragem do virucida em ambientes internos por até 30 dias nas superfícies tratadas e até 10 dias em áreas externas, com comprovação por laudos laboratoriais.
Outra novidade que promete conquistar os empresários é a toalha umedecida com álcool 70%. A Carta Fabril, uma das maiores empresas brasileiras no setor de higiene pessoal, desenvolveu o produto que deverá trazer mais tranquilidade a empresários e clientes na reabertura. Com a pandemia, a empresa percebeu um reforço nos hábitos de limpeza e higiene da população brasileira e investiu na fabricação e distribuição deste produto, que foi lançado em tempo recorde.
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Desenvolvidas com conceito multiuso, as toalhas umedecidas Social Clean com álcool 70% são práticas e podem ser utilizadas para higiene das mãos, superfícies e objetos pessoais, por exemplo. São antissépticas e possuem componente bactericida que elimina 99,9% dos agentes patógenos.
 
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Qualificação para seguir em frente
Para os empreendedores, esta é também uma oportunidade para incrementar o currículo e fazer o negócio prosperar a longo prazo. O curso online "Covid-19 - prevenção, controle e segurança sanitária", voltado para o ambiente laboral, pode contribuir para o crescimento pós-pandemia. Criado por Rony Jabour, que tem mais de 13 anos de experiência na área de Saúde e Segurança do Trabalho, o curso foi lançado nos Estados Unidos, onde já alcançou mais de mil alunos.
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Agora, Rony passa a oferecer a versão em português. Em 17 módulos, os alunos recebem informações básicas sobre o vírus e a contaminação, e também como ele afeta o local de trabalho, o que a empresa deve fazer para proteger seus colaboradores, as etapas de desinfecção, EPI obrigatório, medidas preventivas, bem como instruções para limpeza que incluem uma lista de produtos desinfectantes, quantidades necessárias e como fazer.
Rony, que tem expertise no setor com certificações para covid-19 emitidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vive atualmente nos Estados Unidos, onde fundou a United Safety Net, primeira escola do país a oferecer treinamentos neste segmento em português, inglês e espanhol. "Desde o início da pandemia percebi que as determinações para segurança no trabalho iriam sofrer mudanças significativas. Por isso, busquei me capacitar junto à OMS para desenvolver um treinamento com as novas diretrizes para esse novo cenário", destaca.
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