Ianda Lopes, diretora jurídica da GE Renewable Energy na America Latina - Divulgação
Ianda Lopes, diretora jurídica da GE Renewable Energy na America LatinaDivulgação
Por Gabriel Sobreira
Carioca de Vila Isabel, Ianda Lopes passou a infância e adolescência em Brasília e mora em São Paulo. Formada em Direito na USP, ela entrou na GE há 13 anos. “Inicialmente, vim para a empresa para a posição de gerente jurídica no antigo negócio de lâmpadas. De lá para cá, já passei por diferentes negócios da companhia. Hoje, sou diretora jurídica para a GE Renewable Energy na America Latina”, conta ela, aos 45 anos, sendo quatro deles no cargo.
No começo do ano, Ianda assumiu a liderança do Women’s Network da GE, que é o grupo de apoio e estímulo da carreira para as mulheres da companhia. Ela conta que nunca teve a sensação de ter sido preterida por causa da cor da pele.
Publicidade
“Se eu fizer um exercício de memória, certamente acharei episódios de racismo na minha trajetória. Mas a verdade é que eu nunca prestei muita atenção nisso. Acho que até como mecanismo de defesa, eu simplesmente não enxergava as diferenças e preconceitos. Sempre agi sem pensar nisso e, de verdade, acho que isso ajudou a manter minha autoestima”, afirma.
Ianda participa ainda de um projeto voltado para alunas negras da faculdade de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares. A ideia é ter as jovens mentoradas por profissionais experientes na carreira, que tragam para elas outras perspectivas e possibilitem expandir os seus horizontes.
Publicidade
"Essa mentoria também serve como um apoio no início da carreira, o que sempre ajuda. Para todos os jovens talentos, eu diria: estude, estude muito. Se prepare. Busque conhecimento incessantemente. Esse é um ponto de partida importante e o acesso à informação hoje é muito mais fácil do que já foi. Vá atrás, busque oportunidade de aprender e se aperfeiçoar. Além disso, eu diria que duas outras coisas são muito importantes: trabalhar sua autoestima e se cercar de pessoas que te incentivem e te apoiem. Conhecendo seu valor e tendo ao seu lado pessoas que também enxergam seu valor, os percalços que virão certamente serão superados com mais facilidade”, sugere Ianda.