Local onde eram realizados os eventos antes da pandemia, na Av. Brasil, 50.120 - Paciência, Zona Oeste - fotos DIVULGAÇÃO
Local onde eram realizados os eventos antes da pandemia, na Av. Brasil, 50.120 - Paciência, Zona Oestefotos DIVULGAÇÃO
Por O Dia

No dia 25 de maio, o prefeito Marcelo Crivella liberou o funcionamento de templos e igrejas de todas as denominações para realização de cultos, desde que observadas algumas recomendações, como uso máscara facial, disponibilização de álcool em gel e distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes. Mesmo assim, as 240 congregações das Testemunhas de Jeová no município do Rio - 96 delas na Zona Oeste - permanecem fechadas até segunda ordem.

O porta-voz regional das Testemunhas de Jeová, Ricardo Carneiro, reforça que a denominação considera a proteção à saúde individual e coletiva um assunto de extrema importância e por isso estão tomando medidas firmes para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

"Desde 14 de março todas as assembleias onde há um ajuntamento maior de pessoas foram canceladas. Além disso, as congregações estão seguindo as recomendações das autoridades locais e nacionais de saúde. Assim, cancelaram as suas reuniões nos Salões do Reino e em outros locais públicos e continuam realizando estas reuniões por meio de videoconferência", explica Carneiro, acrescentando que as reuniões acontecem duas vezes, uma no meio e outra no final de semana. Para saber como participar, basta acessar o site 'jw.org'.

"Durante o período da pandemia, cada congregação continua se reunindo com a mesma frequência, só que virtualmente, por videoconferência. Por esse meio, as reuniões prosseguem normalmente, com discursos, vídeos, cânticos e orações, e podemos dizer que a assistência aumentou ainda mais nessas reuniões virtuais. Muitas pessoas interessadas tem passado a assistir às nossas reuniões em razão da facilidade de fazerem isso de suas próprias casas", garante o porta-voz.

Alcance ampliado na quarentena
Publicidade
A professora Lidiane Rezende, de 36 anos, moradora de Campo Grande, diz sentir saudade do convívio com os demais fiéis, mas está satisfeita com o formato virtual. "Desde o início da pandemia, nunca deixamos de ter uma reunião, a única diferença é que passamos a assistir de casa por videoconferência", conta.
Testemunha de Jeová há 23 anos, ela elogia também a metodologia durante a pandemia. "O distanciamento físico dos irmãos que tanto amo gera muita saudade, mas fico feliz por nada ter mudado com relação ao conteúdo das reuniões e a frequência delas. A pandemia não impediu que estivéssemos juntos, mesmo que virtualmente, recebendo as mesmas instruções bíblicas", reforça Lidiane, que antes da pandemia participava das reuniões presenciais assiduamente.
Publicidade
Congresso virtual: 'Não perca a alegria'
Publicidade
Além das duas reuniões semanais, a denominação realiza três eventos anuais, como congressos e assembleias. Devido ao período atípico, a série anual de congressos das Testemunhas de Jeová vai começar de uma maneira bem diferente. A partir de 11 de julho, as sessões começarão a estar disponíveis no site 'jw.org'. O tema escolhido para a edição de 2020 foi "Não perca a alegria!".
"O objetivo é ajudar as pessoas a perceberem as razões que elas têm para serem felizes. Além disso, o evento demonstrará como desenvolver a alegria que vem de Deus, continuar alegres apesar de problemas, e como externar essa alegria a outros", esclarece o porta-voz, Ricardo Carneiro.
Publicidade
O programa, composto de mais de 50 partes, terá discursos, leituras dramatizadas, entrevistas e vídeos curtos, e será dividido em seis sessões (manhãs e tardes de sexta a domingo), que estarão disponíveis nas seguintes datas: 11 e 18 de julho, 1º, 8, 22 e 29 de agosto. O programa completo pode ser encontrado no site jw.org/pt/biblioteca/livros/programa-congresso-2020/.
"Ficaria muito feliz por ter um congresso presencial nesse ano, mas vejo que é uma demonstração de amor ao próximo proteger as pessoas de possíveis contágios. Além disso, o congresso on-line possibilitará que mais pessoas possam assistir à programação que está especialmente oportuna para os dias difíceis que vivemos", acredita Lidiane, que está ansiosa para participar.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários