Profissionais da Saúde realizam protesto na sede da RioSaúde - Daniel Castelo Branco/Agência O Dia
Profissionais da Saúde realizam protesto na sede da RioSaúdeDaniel Castelo Branco/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - Profissionais de Saúde realizaram um protesto, nesta sexta-feira, na sede da RioSaúde, na Zona Sul do Rio, pelo recebimento de seus salários. Contratados temporariamente por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) durante a pandemia do coronavírus, eles reclamavam estar há meses sem receber.
"A gente espera o mínimo de dignidade", afirmou Andrea, enfermeira que trabalhou no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. "Um grupo que se expôs tanto, no meio de uma pandemia. Aqui não tem herói, não, aqui tem trabalhador, todos dignos de receber o seu salário. Aplauso é legal, mas a gente quer o pagamento", disse.
Publicidade
Os trabalhadores também reclamavam do descaso da empresa: "A RioSaúde é uma empresa que não dá satisfação, não pagaram os RPA's, ficam empurrando com a barriga, cada dia dá uma data", afirmou Andrea, que estava sem receber há um mês. Outros funcionários estavam há até três meses sem receber.
RioSaúde
Publicidade
Após o protesto, dois funcionários da RioSaúde afirmaram que os salários serão pagos até terça-feira. Questionado porque o pagamento não caiu antes, um deles respondeu: "Porque a Prefeitura não repassou. A gente recebe dinheiro da Prefeitura, se a Prefeitura não manda dinheiro...".
Publicidade
"A regularização dos pagamentos dos RPA's já começou a ser feita, hoje. Até terça-feira, todos terão recebido", afirmou uma funcionária da empresa.
Procurada, a RioSaúde pediu desculpas pelo atraso e informou que a ordem de pagamento já foi feita hoje. "Os valores referentes aos RPAs estarão nas contas dos profissionais ao fim do prazo de compensação bancária, no início da semana que vem. É importante destacar que os salários dos funcionários da RioSaúde foram pagos no quinto dia útil, como estabelece a legislação trabalhista. Esses profissionais são prestadores de serviço. De fato, houve um atraso no pagamento deles e a RioSaúde já resolveu a pendência", informou o órgão.