Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Marcio Mercante / Agência O Dia
Universidade do Estado do Rio de JaneiroMarcio Mercante / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) informou que os 6558 alunos dos cursos de graduação e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que atualmente têm direito à bolsa permanência, receberão um auxílio emergencial no valor de R$ 600 a ser pago em parcela única no mês de setembro. O auxílio é destinado à aquisição de material didático e ampliar o grau de inclusão digital da comunidade estudantil, sem prejuízo de futuras medidas que venham a ser adotadas para o desenvolvimento de atividades remotas, tais como pacotes de dados de internet e equipamentos. 
O reitor Ricardo Lodi Ribeiro reforçou que as atividades curriculares estão suspensas, desde o dia 16 de março, por conta da pandemia do coronavírus e informou que a reitoria discute sobre o retorno das atividades por meio do ensino remoto emergencial, porque a instituição não pode ficar sem atividades curriculares por um período tão longo. Tal sistemática já foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), em relação aos programas de pós-graduação.
Publicidade
A Reitoria encaminhou a proposta ao Csepe de adoção do ensino remoto emergencial também para os cursos de graduação e ao CAp-Uerj e a proposta será apreciada na sessão no dia 30 de julho. Do ponto de vista das condições de trabalho de professores e técnicos em relação ao ensino remoto emergencial, no que se refere aos direitos trabalhistas e segurança no trabalho, também será encaminhada proposta ao Conselho Universitário, após serem concluídas as negociações com as entidades de classe. 
"No entanto, a Reitoria reconhece a necessidade de ampliar o grau de inclusão digital da nossa comunidade e, dentro desta, mais agudamente, dos alunos cotistas. Nesse sentido, a Reitoria editou hoje o Aeda 34/2020, que institui o auxílio emergencial para a inclusão digital e aquisição de material didático, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), pago em parcela única em setembro a todos os estudantes da graduação e do CAp que atualmente têm direito à bolsa permanência", escreveu o reitor em nota.
Publicidade
O ato executivo estabelece ainda que todas as bolsas permanência em vigor, que cumpriam seus requisitos em 16 de março, quando ocorreu a suspensão das atividades presenciais, serão mantidas até o final da pandemia, a fim de evitar prejuízo aos alunos que tiverem dificuldades de acompanhar o ensino remoto emergencial.