Desde o início do isolamento social, supermercados mantiveram as portas abertas por serem serviço essencial / Foto de Daniel Castelo Branco - Daniel Castelo Branco
Desde o início do isolamento social, supermercados mantiveram as portas abertas por serem serviço essencial / Foto de Daniel Castelo BrancoDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - Manter os supermercados sempre abastecidos e com as prateleiras cheias já é uma missão que exige muito trabalho e alinhamento de toda a cadeia produtiva. Agora, imagina conseguir manter todo este sistema funcionando durante uma pandemia mundial?

Criar um comitê de crise multidisciplinar; monitorar toda a cadeia produtiva; trabalhar com estoque máximo; adaptar os supermercados para as novas normas de saúde e segurança; informar a população e transmitir maior tranquilidade aos consumidores são algumas das ações que foram / estão sendo tomadas para garantir o pleno funcionamento.

Estas iniciativas foram detalhadas por Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj) e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), durante o D’Or Talks, transmitido ao vivo no canal da D’Or Consultoria, no YouTube.

Mediada pelo diretor executivo da D’Or Soluções, Dr. Guilherme Malaquias, o executivo reforçou que para conseguir um resultado de sucesso foi essencial criar um comitê de crise multidisciplinar e monitorar toda a cadeia - desde o produtor rural, passando pelas indústrias de transformação e transportadoras, até a distribuição.

“Depois de verificar que toda a cadeia alimentar estava funcionando regularmente, pude me pronunciar. Pedi que trabalhassem com o estoque máximo, o que não é uma prática recomendada, normalmente, para termos tempo de consertar qualquer falha que pudesse acontecer na cadeia de abastecimento, sem afetar o consumidor. Apenas a minha palavra não bastaria. A população precisava ir até as lojas e encontrar as gôndolas cheias”, relatou Queiroz.

O presidente da Asserj conta que houve momentos de apreensão frente à nova realidade. “Tivemos medo da propagação do vírus dentro das nossas lojas, para clientes e colaboradores; medo da superestocagem, que iria desequilibrar a cadeia de alimentos, gerando aumento de preços e falta de produtos; e também do risco de saques”, explicou.

Outro lado que poucos veem na administração da crise dentro dos supermercados foi o medo vivido pelos colaboradores diante da falta de informação sobre quais precauções tomar. “A D’Or Consultoria nos acompanhou de perto nessa área, orientando sobre qual seria o tipo certo de teste de covid-19. Foi o nosso braço técnico”, conta o executivo. A empresa também orientou quanto à aquisição de EPIs (como máscaras) adequados.

O que garantiu o índice ínfimo de contaminação entre os profissionais dos supermercados em todo o país foi, segundo Queiroz, informação e higienização. “Esse foi o binômio para manter o ambiente das nossas lojas o mais seguro possível, pois, é impossível afirmar que seja 100% seguro numa pandemia”, observou.

A live completa está disponível no canal da D’Or Consultoria, no Youtube (youtube.com/dorconsultoria).
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