Chamadas de vídeo, telefonemas,chamadas por skype e outros aplicativos eram as formas de comunicação entre os adolescentes e seus familiares - Divulgação
Chamadas de vídeo, telefonemas,chamadas por skype e outros aplicativos eram as formas de comunicação entre os adolescentes e seus familiaresDivulgação
Por O Dia
Rio - Após seis meses de pandemia de coronavírus, a partir deste próximo sábado, conforme o decreto publicado em Diário Oficial pelo governador em exercício Cláudio Castro e orientações das Secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Saúde (SES), o Degase retornará gradualmente com as visitas de familiares aos adolescentes que cumprem medidas de internação/internação provisória nas unidades de todo o Rio.

A retomada das visitas nas unidades socioeducativas que atuam como porta de entrada no sistema socioeducativo estadual - Cense GCA, Cense Friburgo, Cense Volta Redonda e Cense Campos - não abrangerá os adolescentes recém-ingressantes que estejam no período de quarentena. Para eles será realizada a visita virtual, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. Caso queiram mais informações, os familiares podem entrar em contato com a Ouvidoria do Degase: (21) 96540-2040.

Para que esse retorno aconteça com segurança para os socioeducandos, familiares e servidores, a Coordenação de Saúde elaborou um protocolo com medidas de proteção individuais e coletivas, além de orientações que deverão ser seguidas pelas unidades e visitantes.

A entrada nas unidades socioeducativas só será permitida mediante o uso de máscara individual e aferição da temperatura do visitante; higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% que deve ser fornecido pela unidade e higienização dos materiais levados pela família. As visitas serão organizadas em turnos e grupos, para evitar aglomerações, e os adolescentes também deverão estar usando equipamento de proteção individual.

Além disso, os requisitos para a visitação devem obedecer os seguintes critérios: será permitido um visitante (maior de idade), com comprovada ligação familiar e/ou afetiva, por adolescente interno; visitantes devem estar saudáveis, sem febre/tosse/doença crônica descompensada; visitantes devem estar fora da faixa etária do grupo de risco (com exceção para responsável único que deverá visitar em local reservado); não será permitido o consumo de bebidas e alimentos durante a visitação familiar, como forma de prevenção ao contágio; e está vedada a entrada de gestantes e nutrizes.


A visitação familiar se dará nos seguintes dias e horários:
Cense Dom Bosco (Internação) - Sábados, de 8h às 11h e de 13h às 16h

Cense Dom Bosco (Provisória) – Sábados de 8h às 11h

Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC) – Terças e sextas-feiras, de 9h às 11h e de 14h às 16h.

Cense Ilha – Sábados, de 9h às 11h

Escola João Luiz Alves (EJLA) – Sábados, de 8h às 11h e 13h às 16h

CAI Belford Roxo (CAI Baixada) - Quarta, das 14h às 16h, e sábados, das 9h às 11h, e das 14h às 16h.

Cense Campos (Provisória) – Sextas, de 14h às 16h

Cense Campos (Internação) – Sábados, de 8h às 11h; 13h30 às 16h30 e domingos, de 8h às 11h.; sábados de 8h às 11h e de 13h às 16h.

Cense Volta Redonda – Sábados, de 8h às 11h; 14h às 17h e domingo de 8h às 11h

Cense Friburgo - Sábados e domingos de 8h às 11h