Unidade do Park Shopping Campo Grande é uma das três situadas na Zona Oeste - Divulgação
Unidade do Park Shopping Campo Grande é uma das três situadas na Zona OesteDivulgação
Por Maria Clara Matturo*

Cria da Zona Oeste e com um lugar garantido no coração fluminense, o Espetto Carioca está em constante evolução e crescimento. Criada em 2011, a rede de bares e restaurantes é fruto do trabalho do empresário Leandro Souza, que já foi conhecido como "rei do espetinho" e atualmente espalha sabores pelo Brasil todo, desde que entrou para o mercado de franchising, em 2012. O restaurante com lifestyle carioca já tem mais de 30 unidades espalhadas pelo Rio, São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, e agora, está inaugurando o próprio frigorífico.

Com lojas no Barra Mall, Park Shopping Campo Grande e Recreio dos Bandeirantes, onde tudo começou, Leandro conta que a ideia nasceu da vontade de empreender. "Notei o sucesso que as barraquinhas de churrasco faziam nas ruas do Rio de Janeiro. Depois de ter morado um tempo nos Estados Unidos e trabalhado como segurança, entregador de pizza e manobrista, abri a primeira unidade com mais dois sócios, no Recreio, em 2011. A ideia era criar um ambiente aconchegante, simples, mas sofisticado, com ótimo atendimento, boa comida e, claro, um bom chopp. A receita tem tudo a ver com o lifestyle carioca e deu muito certo".

Assim como outros restaurantes, o Espetto sentiu o impacto da pandemia, mas conseguiu dar a volta por cima usando a criatividade do grupo. "Sem dúvidas o maior dos desafios foi equilibrar bem as contas, já que o momento é de recessão e, com o isolamento social, fechamos os salões para consumo no local. Estimulamos o delivery entre os franqueados, que até então não era comum, lançamos nosso aplicativo próprio para viabilizar promoções e nos aproximamos, no aspecto gerencial, dos franqueados. Nosso objetivo foi criar uma rede unida, que ouvisse e se ajudasse, longe de cobranças num momento em que mais havia dúvidas do que certezas, como foram as primeiras semanas", explica o empresário.

Visando acompanhar toda a produção para garantir a qualidade, o grupo investiu R$ 5,2 milhões no mais novo empreendimento, o frigorífico Carioca Foods, localizado na cidade de São Paulo. A expectativa dos empresários é gerar mais de 30 vagas de emprego com a inauguração e faturar R$ 30 milhões até 2023. "O frigorífico tem uma importância muito grande no nosso negócio, já que, por poder acompanhar de perto cada etapa de produção até chegar à mesa, vamos garantir ainda mais a qualidade do espeto. A rede ganha muito com isso e a ponta, que é o nosso cliente, também vai perceber essa diferença a partir de agora", acredita Leandro.

Além do frigorífico, o grupo está abrindo uma nova unidade no Catete, que estará funcionando a partir de 6 de outubro, de segunda à sábado, 17h às 21h (Rua do Catete, 82).

Você pode gostar
Comentários