Por O Dia

Pandemia, fake news e dúvidas sobre o dia das eleições. Esses foram os principais destaques da entrevista exclusiva feita pelo jornal O DIA com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Cláudio Brandão.

Em live conduzida pelo colunista político do jornal, Sidney Rezende, o desembargador destacou que, por questões sanitárias, o registro biométrico não será utilizado nestas eleições.

"O registro biométrico é muito importante, mas ele não será utilizado este ano. E há uma justificativa: a saúde do eleitor. Com isso, no dia da votação, o eleitor deve levar o e-título ou o documento de identidade com foto", afirmou.

Brandão reforçou ainda que o horário de votação será de 7h às 17h. Entre 7h e 10h, o horário será preferencial aos idosos, ou seja, eleitores acima de 60 anos. Vale ressaltar que não será exclusivo aos idosos, será preferencial.

Além de dúvidas sobre o dia da votação, o presidente do TRE também fez questão de alertar sobre as fake news. Ele afirmou ser fundamental que o eleitor passe a ter uma visão crítica, a partir de qualquer tipo de informação que receba, principalmente em época de eleição. "Imagina se eu recebo por WhatsApp uma informação relacionada a um candidato que eu sei que é falsa. Se o candidato mente para mim, em uma rede social, vai mentir no exercício do mandato. É preciso que o eleitor no Brasil desenvolva uma visão crítica em relação às notícias falsas", afirmou.

Por fim, o desembargador destacou ser muito importante que os candidatos e apoiadores levem em consideração a questão da pandemia na hora de fazer propaganda eleitoral nas ruas. "As pessoas precisam pensar bastante nesse tipo de propaganda, que pode ter contato ou aglomeração", concluiu.

Você pode gostar
Comentários