O mamógrafo Pristina, da GE Healthcare, promete diminuir a sensação de dor e desconforto - Divulgação/GE Healthcare
O mamógrafo Pristina, da GE Healthcare, promete diminuir a sensação de dor e desconfortoDivulgação/GE Healthcare
Por Letícia Moura*
Rio - Com o objetivo de disseminar informações e conscientizar sobre o câncer de mama, o mês de outubro acende o sinal rosa para a prevenção e autocuidado. Embora as mulheres fiquem divididas entre as diversas tarefas do dia a dia, reservar um tempo para si e prestar atenção na saúde das mamas têm papel essencial na detecção precoce dos tumores. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto logo no início.
A doença costuma dar sinais que podem ser percebidos em fases iniciais, na maioria dos casos. Então, se você notar algum dos sintomas, procure um médico ginecologista ou mastologista. Os nódulos são a principal manifestação da enfermidade, sendo possível senti-los por meio do autoexame das mamas. O que não anula a importância da mamografia de rastreamento (também conhecida como de rotina), que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. Entretanto, se a mulher tiver histórico familiar, é recomendável buscar um especialista desde cedo.
Publicidade
Mas afinal, quando e como posso fazer o autoexame? A ginecologista Marina Berté orienta que ele seja feito todos os meses, após o período menstrual, "porque é uma época em que as mamas não estarão tão sensíveis e o exame não será desconfortável. As mulheres que não menstruam podem escolher um dia do mês para realizar o autoexame", recomenda Berté.
A especialista ensina: "Na frente do espelho e despida, observe suas mamas com os braços ao longo do corpo, logo após, coloque as duas mãos na cabeça, note se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou nos mamilos. Faça a mesma observação colocando as mãos na cintura. Siga o autoexame apertando os mamilos e observando se ocorre saída de secreção. Durante o banho ou deitada, posicione a mão direita na cabeça e com a ponta dos dedos da mão esquerda, palpe sua mama direita por meio de movimentos circulares. Repita o mesmo procedimento no lado contrário, utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda".
Publicidade
As restrições e o medo de contrair a covid-19 diminuíram o número de realização de exames para diagnosticar a doença. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro, Rafael Machado, "no Rio, a mamografia de rastreio foi praticamente zero. No Brasil, também foi uma queda vertiginosa. Com a retomada, os exames estão voltando a ser feitos aos poucos".
E o que isso significa? O médico explica que acarreta no diagnóstico de tumores em estágios mais avançados. "Dificultando a cura e levando à cirurgias maiores e tratamentos mais agressivos", esclarece. Machado adverte: "Fazendo o diagnóstico na fase pré-clínica, você aumenta as chances de tratamentos menos agressivos e mutilantes, com maior possibilidade de cura".
Publicidade
Qual é a importância da mamografia? "É o instrumento de rastreio do câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata as mulheres brasileiras atualmente. O exame é capaz de detectar lesões ainda muito pequenas que, se não fossem retiradas, poderiam evoluir para cânceres altamente agressivos. Com isso, a mamografia resulta em menores taxas de mortalidade e maior tempo de vida da população feminina", explicou o ginecologista Kelvin Ribeiro, da Clínica Life, localizada na Rua Baturite, nº 9, em Bonsucesso, na Zona Norte.
Inclusive, a unidade está com promoções válidas apenas para o mês de outubro. A mamografia digital sai por R$ 120 e a simples custa R$ 80. Os exames podem ser marcados pelos telefones (2598-6959 e 99669-6959).
Publicidade

Conforto, um item importante
Publicidade
Já pensou em fazer a mamografia e sentir menos dor e incômodo na hora do exame? O mamógrafo Senographe Pristina - lançado em 2017 no Brasil - foi projetado para ajudar a reduzir a sensação de dor, desconforto e a ansiedade, para que as pacientes melhorem a experiência em seu exame de mamografia. Por enquanto, ele apenas está disponível na rede privada de Saúde.
"O seu design vem com cores exclusivas, iluminação de led e bordas arredondadas. Além disso, o Bucky, que é o suporte onde se coloca a mama na hora do exame, mantém uma temperatura agradável, sem aderir ao gelado do ar condicionado da sala de exame. A ergonomia confortável do Senographe Pristina garante também um maior relaxamento da mulher, gerando menos sensação de dor na hora do exame", explicou Íris Oliveira, diretora de Produto da GE Healthcare.
Publicidade
Devido à tecnologia do Pristina, a mulher ainda consegue controlar a pressão sobre os seios, o que ajuda a aliviar a dor. "E por meio do Dueta, controle remoto de autocompressão da mama, a paciente pode moderar a intensidade da compressão", comentou Meire Falanga, especialista em Desenvolvimento Clínico da marca.
Cabelegria: ajude uma mulher a redescobrir sua beleza
Publicidade
Os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer, como a queda do cabelo, mutilação dos seios e cicatrizes, mexem com o psicológico e autoestima das mulheres. Mas, que tal ser solidário, ajudando a devolver o sorriso e aquecendo o coração num momento de angústia? A ONG Cabelegria recebe doações de cabelos desde 2013, transformando-os em perucas, que são doadas para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam a queda dos cabelos.
Na Região Metropolitana do Rio, oito salões de beleza estão recebendo doações de mechas, todos da franquia Walter's Coiffeur: no Shopping Bangu, Botafogo, unidades Barra da Tijuca I e II, unidades Del Castilho I e II, Leblon e Niterói. E amanhã, todo o valor arrecadado com os cortes de cabelo na rede Walter's será destinado à Cabelegria, para auxiliar na confecção de perucas. Os endereços das unidades estão no site (https://waltercoiffeur.com.br).
Publicidade
Como solicitar uma peruca? É preciso preencher um formulário no site da organização (www.cabelegria.org), anexando o CPF e RG, frente e verso, o laudo médico e o comprovante de quimioterapia (exclusivo para pacientes oncológicos).
*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira