Em São Gonçalo, amigos de cinco diferentes favelas formam o coletivo 'Comunidade Venceu' - Divulgação
Em São Gonçalo, amigos de cinco diferentes favelas formam o coletivo 'Comunidade Venceu'Divulgação
Por Anderson Justino

As eleições de 2018 deixaram a mensagem de que é possível diferentes pessoas dividirem o mesmo mandato eleitoral. Esse tipo de prática, conhecida como candidatura coletiva, ganhou espaço nas câmaras legislativas de São Paulo e Pernambuco. Nas eleições municipais de novembro, em pelo menos uma cidade fluminense e na capital, esse modelo será a grande novidade da disputa.

Para a Câmara de São Gonçalo, na Região Metropolitana, o coletivo "Comunidade Venceu" decidiu reunir moradores de cinco diferentes comunidades. Henrique Piu-Piu, da localidade conhecida como Morrão, em Guaxindiba, o 'Comunidade Venceu' é composto por Charlie Felix (o Kaleo), Preta do Feijão, Paulinha da Chumbada e Edinho do Família. Juntos, representam as comunidades de Guaxindiba, Salgueiro, Dita, Chumbada e Feijão.

Pela lei, apenas uma pessoa pode registrar a candidatura e assumir o posto de vereador. Mas na prática, o grupo garante que todos terão o mesmo poder de decisão. Caso consigam o acesso à Casa Legislativa, o salário será dividido em partes iguais. A ideia é levar melhorias para dentro das favelas da cidade.  

"Há políticos e candidatos que só aparecem nas comunidades a cada quatro anos, fazem promessas e enchem de sonhos os moradores. Mas na prática, só querem seu voto. Depois que entram, nunca mais voltam ao local, não se importa com as vidas sofridas da gente da comunidade. Decidimos nos unir e buscar melhorias de verdade para quem precisa", afirmou Henrique Piu-Piu.

 

Você pode gostar
Comentários