Por O Dia

O Manual do Voto Consciente é um projeto feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que tem como principal objetivo explicar ao eleitor como deve-se votar de forma responsável, tanto para prefeito quanto para vereador nas Eleições 2020.

De acordo com o voluntário do programa Eleitor do Futuro da Escola Judiciária do TRE-RJ, Alexandre Meira, "o voto consciente é aquele que aponta ao eleitor que o votado é quem está mais apto para atender às demandas da população, às demandas da comunidade", afirmou.

ETAPAS

Para não ser influenciado ou enganado, Meira explica que é necessário que o eleitor cumpra seis etapas para alcançar o ato de votar conscientemente.

A primeira é "conhecer a função dos cargos que os candidatos estão concorrendo", ou seja, é importante saber o que um prefeito faz e o que o poder de ação de um vereador. Assim, o eleitor poderá cobrá-los futuramente.

A segunda é "conhecer os candidatos, os partidos e as coligações". O voluntário afirma que um candidato nunca está sozinho. Ele está à frente de um partido ou de uma coligação que possui várias ideias, várias ideologias que são na verdade inúmeras propostas.

"Quando você vota em um candidato, você nunca vota nele, você vota no partido dele", explica.

A terceira etapa para votar conscientemente é "conhecer as regras da democracia".

Alexandre Meira explica que é fundamental saber como funciona o jogo democrático, ou seja, saber o que é permitido e o que é proibido durante uma disputa eleitoral.

Por exemplo, uma das regras que não é permitida é justamente a propagação de fake news (notícias falsas) para prejudicar ou desmoralizar os adversários.

Você pode gostar
Comentários