Nos últimos meses, uma onda de discussões sobre o racismo tomou conta do Brasil e do mundo. Entre manifestações pelo movimento "Black Lives Matter" e o lançamento de um programa de trainee exclusivo para negros, o assunto foi pauta para os alunos de Design Gráfico, do campus Barra, da Universidade Veiga de Almeida. O projeto que começou na aula de Infografia, com o objetivo de promover o debate, deu tanto o que falar que agora vai se tornar pesquisa de iniciação científica.
Responsável pela turma e pela proposta, o professor da disciplina, Marcos Machado, conta que sempre busca trazer assuntos importantes para conduzir as aulas. "A proposta era fazer os alunos debaterem temas que fossem relevantes para a sociedade, fizemos sobre a covid-19 no início da pandemia e agora o debate foi sobre o racismo estrutural. Então eu fiz essa proposta, porque o Design tem essa função, de trazer esse diálogo com a sociedade".
Apesar de o assunto ser recorrente, Marcos foi surpreendido pelos resultados. O que era um trabalho valendo nota, passou a ser uma causa, e, a partir do ano que vem, vai ser estudado por três alunas negras na pesquisa "A Representação Imagética do Negro nos Campos da Ilustração e Animação no Brasil". "Propus aos alunos que pelo infográfico trouxessem informações de uma forma criativa e original. O papel deles enquanto estudantes e designers era organizar os gráficos e informações de forma que o leitor tirasse suas próprias conclusões".
Ele revela que os alunos se engajaram bastante. "Saíram bons resultados, inclusive fizemos a proposta para alguns alunos para desenvolvermos uma pesquisa de iniciação científica aprofundando o tema da questão racial através da ilustração e animação no Brasil", finaliza.