Mudança ocorre depois de reclamação de representantes inconformados com a permanência da proibição da atração ao mesmo momento em que foram liberadas outras atividades com música ao vivo
(Imagem de arquivo) Rodas de samba são liberadas na cidade do RioDivulgação
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio informou nesta segunda-feira (5) que as rodas de samba já estão liberadas na cidade. Porém, os eventos têm que seguir as recomendações da Fase 6B para casas de show e para música ao vivo, ou seja, sem pista ou espaço de dança, e cumprindo todas as Regras de Ouro.
Ainda segundo a prefeitura, a medida se trata de uma ratificação e não de uma alteração do Decreto Nº 47969. A mudança ocorre depois de reclamação de representantes das rodas de samba inconformados com a permanência da proibição da atração ao mesmo momento em que a prefeitura liberava outras atividades com espaços de música ao vivo. O funcionamento de boates e das quadras de escolas de samba ainda não foi liberado.
Publicidade
O decreto da Fase 6B autorizou música ao vivo em bares e restaurantes, mas sem pista de dança. As bebidas e os alimentos só devem ser vendidos aos clientes que estejam sentados às mesas. Para evitar a aglomeração, a venda desses produtos para quem está do lado de fora dos estabelecimentos continua proibida. Todos, segundo a Vigilância Sanitária do município, permanecerão fiscalizados para manter o cumprimento das determinações do município com relação às regras de ouro, como distanciamento entre pessoas, uso obrigatório de máscaras e disponibilidade de álcool em gel.
Orientações para espaços de rodas de samba:
Publicidade
1. Mesas e cadeiras devem ser reorganizadas, respeitando o espaçamento mínimo de dois metros de distância entre elas, conforme determinado no Decreto RIO Nº 47.282.
2. Em cada mesa deve ser respeitada a ocupação de, no máximo 50%, exceto para o mesmo grupo de pessoas.
3. Artistas devem utilizar máscara durante todo o tempo, exceto quando estiverem se apresentando no palco.
4. Todas as pessoas envolvidas no backstage e staff artístico devem usar máscara e demais EPIs necessários à atividade, respeitando a distância de precaução de dois metros, inclusive os músicos que atuarão nos palcos (com exceção para instrumentos de sopro).