Favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ficam na Zona Sul do Rio - Reprodução / TV Globo
Favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ficam na Zona Sul do RioReprodução / TV Globo
Por Yuri Eiras
Rio - Cinco jovens apontados como autores de um estupro coletivo no Morro do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, já foram identificados pela polícia. Dois deles são menores de idade. O crime foi cometido contra uma adolescente de 14 anos na madrugada do dia 27 de setembro, no interior da comunidade, mas registrado apenas no dia 4 de outubro.
A adolescente, moradora do Cantagalo, saiu de casa na noite do dia 26 e foi encontrada desacordada por vizinhos na manhã seguinte, com sinais de fraqueza e violência sexual. Socorrida, ela foi levada até o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Na unidade foi constatado o estupro coletivo, cometido por cinco jovens que também moram na comunidade. Segundo depoimentos, o grupo se aproveitou após a adolescente ingerir bebida alcóolica. Ela foi violentada em uma mesa.
Publicidade
Marta Laurentino, mãe de uma das jovens que resgatou a adolescente, disse que ela tinha fortes sinais de embriaguez e desorientação. "Minha filha saiu sem meu consentimento, passou a noite fora de casa. Quando foi volta das 7h40, eu fiquei sabendo do ocorrido. Minha filha a encontrou numa localidade aqui perto da minha casa, num lugar chamado Pistão. Disse que ela estava bem alterada, alcoolizada. Minha filha pegou ela, junto com outra colega, e levou para a casa da mãe", contou.
Jovens se conheciam
Publicidade
Marta, que é vizinha da família, disse que todos os envolvidos no episódio se conheciam. "Eu conheço a menina desde pequena. É mais ou menos da idade da minha filha. A educação dela é uma educação cristã, assim como a família toda. Também conheço os meninos, as famílias de todos eles. Todos nos conhecemos, moramos no mesmo lugar", disse Marta, que nega ter ocorrido um baile na comunidade.
"Não era baile funk, nem festa. Até onde eu sei, eles estavam todos reunidos na ladeira principal com caixinhas de som. Era uma noite de calor".
Publicidade
O caso foi registrado na 13ª DP (Ipanema) e a jovem violentada foi encaminhada para prestar depoimento na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV). A reportagem aguarda posicionamento da Polícia Civil.