Falha em sistema do RioCard desativa cartões de passageiros; saiba como resolver

Atualização do sistema de validadores da operação ocasionou filas na Central do Brasil

Por O Dia

Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartão
Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartão -
Rio - Passageiros reclamam que um erro no sistema do Riocard bloqueou os cartões. Na manhã desta sexta-feira, uma fila se formou na Central do Brasil, no Centro do Rio para passageiros tentarem resolver o problema e reativarem os cartões. A empresa confirmou uma atualização no sistema e recomendou que os passageiros que tiverem problema procurem atendimento para receber um cartão provisório. 

Galeria de Fotos

Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartão Estefan Radovicz / Agência O DIA
Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartão Estefan Radovicz / Agência O DIA
Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartão Estefan Radovicz / Agência O DIA
A passageira Aparecida Santos, de 51 anos, relatou problemas e contou que assim como ela várias pessoas estavam com o mesmo problema. 
"Tinham duas filas, algumas pessoas já estavam lá com esse problema desde da semana passada e estava ali para pegar o cartão. Na fila que eu estava, que era imensa e eu fiquei mais de 1h na fila, as pessoas estavam com o mesmo problema que o meu", relatou Aparecida. 
Segundo Aparecida, nesta quinta-feira, quando ela pegou o ônibus para voltar para casa e passou o cartão na máquina apareceu "inválido". Ela relatou que já precisou pagar duas passagens com seu dinheiro, para chegar em casa na quinta-feira e para ir trabalhar na manhã desta sexta-feira.
"Eu achei estranho porque ontem eu usei meu cartão normal. Eu peguei o metrô da Presidente Vargas para a Central, da Central peguei o trem e quando eu cheguei em Nova Iguaçu para pegar o outro ônibus, o cartão não passou, apareceu 'cartão cancelado'", contou.
Após aguardar por atendimento, ela afirmou que os funcionários não deram explicação sobre o que aconteceu e só entregaram um cartão provisório para que ela utilize enquanto eles resolvem o problema.
"A Riocard ficou com o meu cartão para análise e mandaram eu voltar na próxima semana para ver o que houve com o cartão, mas não me deram explicação nenhuma. Me deram três cartões provisórios para que eu possa utilizar até a próxima semana quando eu tenho que voltar lá para ver o que houve com o meu cartão. Não responderam minhas perguntas, meus questionamentos e ficaram com meu cartão", contou a funcionária da empresa de assistência médica.  
Em nota, a Riocard Mais lamentou os transtornos causados e informou que houve uma atualização do sistema de validadores da operação da Central do Brasil. A empresa ainda orientou que para os cartões de transporte que apresentarem problemas, os passageiros deve procurar o atendimento na loja da Central do Brasil e solicitarem um cartão de contingência para o prosseguimento da viagem, que será fornecido gratuitamente.
A Riocard ainda ressaltou que os créditos fornecidos no cartão de contingência são gratuitos e não serão descontados do saldo dos passageiros e que o sistema já está sendo atualizado.
A empresa não informou a quantidade de cartões desabilitados por conta do erro. 

Comentários