Baile da Nova Holanda - REPRODUÇÃO TWITTER
Baile da Nova HolandaREPRODUÇÃO TWITTER
Por Yuri Eiras
Rio - Um baile na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, varou a madrugada deste domingo (11) e contou com milhares de pessoas, no dia em que o Brasil registrou 150 mil mortes pela covid-19. O evento foi anunciado durante toda a semana, inclusive com atrações fora do Rio, como o grupo de pagode brasiliense Di Propósito. O funkeiro MC Poze do Rodo também esteve presente. Confira os vídeos, um deles também mostra aglomeração no 'baile do Iraque', no Conjuntão, em Bangu:
O evento aconteceu no campo da Rubens Vaz, uma localidade da Maré. O baile da Nova Holanda foi o assunto mais falado do Twitter na manhã de domingo. Nas redes sociais, pessoas presentes comentaram sobre a festa. "Cheguei em casa agora, Nova Holanda tava lotada", disse um. Outro comentou que "NH foi um estouro, parecia o Maracanã de tão cheio". 
Publicidade
Um morador da comunidade, que preferiu não se identificar, reclamou das aglomerações quase constantes na comunidade. "Nem adianta reclamar mais do barulho que isso é constante, não só em bailes mas como em bares. O problema maior é a aglomeração. Milhares de pessoas que não são daqui podem trazer o vírus e infectar gente que não tem nenhuma condição de procurar um médico ou fazer um teste. Na segunda-feira, só estaremos nós, moradores. Quem vai cuidar da gente?".
Publicidade
Na Vila Vintém, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, o 'Baile do Iraque' também teve a presença de milhares de pessoas.
Em nota, a Prefeitura informou que, de acordo com a Fase 6B do plano de retomada das atividades, estão proibidos pista e espaço de dança de qualquer tipo. Na lista da liberação estão "eventos de entretenimento e lazer em espaços abertos e fechados", "exceto boates e quadras de escolas de samba"."Eventos em ambientes abertos (praças, parques, praias e afins) autorizados, mas desde que delimitada área para o evento, com 50% de lotação, e com controle de acesso, lugar numerado e reserva antecipada".

O município ressaltou ainda que "em áreas conflagradas, com risco maior de violência, é necessária a atuação dos órgãos de segurança do Estado, que, antes mesmo da pandemia, já fiscalizavam bailes funk".
Publicidade
Bares lotados na Zona Sul e Barra
O fim de semana também foi de aglomeração em bares e restaurantes da Zona Sul e da Barra da Tijuca. Imagens feitas na madrugada mostram cenas de desrespeito na Rua Olegário Maciel, um dos principais pontos de encontros na Barra da Tijuca. A maioria das pessoas descumpria uma das principais ordens que é o uso de máscara. As mesas não mantinham uma distancia de dois metros.