Dia das Crianças - Famílias de cariocas e turistas levam as crianças para zona portuária do Rio para visitar o AquaRio.  - Daniel Castelo Branco
Dia das Crianças - Famílias de cariocas e turistas levam as crianças para zona portuária do Rio para visitar o AquaRio. Daniel Castelo Branco
Por Yuri Eiras
Rio - O pequeno Ryan, de quatro anos, amou ter visto o 'tubalão', o 'calanguejo' e os peixinhos do AquaRio, atração carioca que recebeu milhares de visitantes neste Dia das Crianças. A movimentação foi grande na Zona Portuária durante todo o dia, com a colaboração do sol, que resolveu dar as caras no feriado.
O passeio ao ar livre no Dia das Crianças teve jeito de Dia da Independendência para a criançada, que se libertou depois de mais de seis meses dentro de casa por conta da pandemia. Alguns pequenos ainda seguem em quarentena, já que nem todas as escolas particulares reabriram - as públicas, com a exceção do 3º ano do Ensino Médio, só voltam ano que vem. Nos pontos turísticos da Zona Portuária, o uso de máscara era obrigatório, mas nem todos os adultos e crianças usavam o acessório no lado de fora.
Publicidade
O casal Rafaela e Rafael, moradores de Cavalcanti, na Zona Norte, aproveitou o feriado para levar os pequenos Ryan, 4, e Ryana, 2, ao AquaRio. O mais velho adorou. "Amei muito! Gostei do 'tubalão', do 'calanguejo' e da estrela-do-mar", disse, enquanto tenta driblava os pais para pisar na grama.
Rafael e Rafaela, pais de Ryan e Ryana, aproveitaram o dia na Zona Portuária - Daniel Castelo Branco
"Compramos o ingresso pela Internet e deu bem certo. Meus filhos ficaram apaixonados, amaram. Como a gente mora longe daqui, aproveitamos para tirar o dia e curtir com as crianças", disse a mãe Rafaela Lacerda. "Assim que terminou o passeio, o Ryan quis ir para a entrada e ver tudo de novo. Já está pedindo para voltar", comentou o pai Rafael.
Publicidade
Os primos Albert Soares, de nove anos, e Luidi, de 10, debatiam sobre quem ficaria com mais medo da roda-gigante Rio Star, a maior da América Latina. Antes de subir, Luidi deu a dica para enganar o frio na barriga: "é só fechar o olho". Albert, ao ver as famílias aguardando a entrada para o brinquedo, fez piada. "É roda-gigante e fila gigante".
Dia das Crianças - Famílias de cariocas e turistas levam as crianças para zona portuária do Rio para visitar o AquaRio. Na fotos as crianças, Albert (de verde), Luidi (com camisa de futebol) e Liliane (a adolescente). Leandro, Jucelia e Aline (adultos) - Daniel Castelo Branco
Ingressos pela Internet
Publicidade
Maríllia Vasconcelos tirou o dia para curtir com os afilhados Kauã e Kaike, irmãos gêmeos de dez anos. "A roda-gigante deu muito medo! E um pouco de frio na barriga, também. Mas a vista é bonita", disse Kauã. A família emendou o passeio no AquaRio e driblou a fila comprando pela Internet o pacote anual de ingressos, que dá direito a entrar na instalação sem precisar esperar do lado de fora. "Foi mais prático pra gente. Compramos todos os ingressos agora, pelo celular mesmo", apostou Maríllia.
Equipamento mais lotado da Zona Portuária - o Museu do Amanhã, que funciona de segunda-feira a quinta-feira, esteve fechado -, o AquaRio recebeu aproximadamente 3 mil pessoas durante o feriado de Dia das Crianças, com quase todos os ingressos adquiridos de forma antecipada pela internet. A instalação tem funcionado com a capacidade reduzida a menos da metade. Antes da pandemia eram cerca de 7 mil visitantes diários.
Dia das Crianças - Famílias de cariocas e turistas levam as crianças para zona portuária do Rio para visitar o AquaRio. Palhaços vente cornetas e divertem as crianças. - Daniel Castelo Branco