De acordo com a empresa, o recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas. Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, para pagar sua passagem por aproximação.
A implantação foi feita em parceria com a Visa. O projeto é o primeiro de integração tarifária que aceita pagamentos por aproximação na América Latina, já que a tarifa será cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente poderá completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança. Assim, mais pessoas terão acesso à conveniência, praticidade e segurança do serviço, antes restrito às 41 estações das três linhas do metrô carioca.
A gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio, Simone Pfeil, destaca as vantagens do pagamento digital por meio do sistema de aproximação para os clientes que utilizam o serviço. "Ampliar o pagamento por aproximação para o Metrô na Superfície é uma das iniciativas dos processos de inovação e transformação digital desenvolvidos pela concessionária. Nosso objetivo é oferecer ao cliente uma experiência com qualidade e facilidade, dando mais comodidade com o uso de novas tecnologias”, explicou.
“A possibilidade de integração das tarifas, como estamos fazendo entre os ônibus e o metro do MetrôRio, mostra a robustez e a flexibilidade por trás da tecnologia que a Visa apoiou a implementação, com seus parceiros. Temos absoluta certeza que mais pessoas passarão a utilizar essa solução graças a essa novidade e poderão experimentar as facilidades por trás do pagamento por aproximação, como agilidade, praticidade e segurança”, conta Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.
Desde abril do ano passado, quando o MetrôRio passou a oferecer aos cariocas e turistas a possibilidade de pagamento por aproximação direto nas catracas, já foram feitas mais de um milhão de transações NFC no sistema. A maior parte, 63%, foi feita por meio de cartões. Já os pagamentos feitos por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras, por exemplo, foram responsáveis pelos outros 37% do total.