O casal paraense Mony e Mitt montou musical que presta homenagem à banda Legião Urbana - Oseias Barbosa/divulgação
O casal paraense Mony e Mitt montou musical que presta homenagem à banda Legião UrbanaOseias Barbosa/divulgação
Por O Dia
Rio - Dois corações paraenses decidiram prestar uma homenagem a uma das maiores bandas de rock nacional da história, Legião Urbana na Zona Oeste do Rio. "Como é que se diz eu te amo" é a nova produção dos atores Mony Gester e Mitt Yamada, pela Filomena Produções, e inspirada na vida e na obra da banda. As atividades do musical, de autoria de Léo Corrêa, começaram em março, antes da pandemia, e promete trazer novidade e mudança para o cenário cultural carioca.
"O musical está em pré-produção. O projeto foi contemplado pela lei de Incentivo, está em processo de captação e logo mais iniciará a seleção de elenco. No início de março, filmamos um curta com um trecho do espetáculo, divulgamos como teaser e tivemos bons feedbacks", afirma Mony. 
Publicidade
O caminho dos artistas com a música começou desde cedo, e guiou a formação profissional de Mony e Mitt. De Belém do Pará, os dois tocaram projetos que os levaram a São Paulo e, agora, Rio de Janeiro - os dois estados com maior expressão cultural na atualidade. Em setembro de 2019, o casal decidiu fundar a própria produtora, a Filomena, e desde então, vem desenvolvendo novos projetos na capital fluminense.
Produção cultural em risco
Publicidade
Para quem trabalha na área cultural, o temor pelo descrédito da profissão é nítido, e também é reproduzido na arte como forma de resistência. "Belém é uma cidade riquíssima culturalmente, mas infelizmente ainda há pouco incentivo e fomento. Se nos grandes polos, como São Paulo e Rio de Janeiro, sabemos que já é difícil desenvolver um projeto, quem dirá nessa região. Sem desmerecer qualquer outra trajetória, nossos artistas vivem na corda bamba, carregando em seus corpos a batalha diária desse ofício", afirma Mony.