Pessoas sem o menor conhecimento técnico espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios - Divulgação/Truly Nolen
Pessoas sem o menor conhecimento técnico espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomíniosDivulgação/Truly Nolen
Por O Dia
Rio - Os pequenos vilões das peças de madeira e tecidos, os cupins, podem virar um fator de alerta com a chegada da primavera, estação marcada também pelas crises alérgicas. Durante esta estação do ano, as colônias de cupins passam por alterações que refletem no aumento dos insetos nas ruas e, consequentemente, dentro das casas. Para especialistas, apesar dos maiores cuidados com a limpeza, a única forma de conseguir resolver definitivamente a infestação é a desinsetização.

"A primavera é a época do ano com maior incidência de cupins. Após um tempo de voo, os insetos perdem as asas, então os machos e fêmeas se juntam e vão procurar um local adequado para a formação de uma nova colônia. Para evitar uma infestação em casas e nos condomínios, o mais importante é a prevenção. O tratamento periódico com produtos adequados protege contra a proliferação dessa praga", alerta Marco Antonio Bertussi, Diretor Executivo da Truly Nolen Rio, empresa de controle de pragas.

Os cuidados com a infestação de cupins devem ser minuciosos, principalmente dados os sérios danos causados aos bens. No caso de cupins de solo ou subterrâneos, o prejuízo ocorre em bases de edificações, inclusive concreto, e podem alcançar grandes distâncias. Além disso, também causam danos mais corriqueiros, como destruição de papéis, livros e madeira.

"A inspeção técnica nos imóveis deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, de preferência no início da primavera, para detectar a possível presença de atividade desses insetos. Com um corpo técnico formado por engenheiros agrônomos e biólogos, a Truly Nolen utiliza produtos de última geração e equipamentos inovadores para a realização dos serviços", completa Bertussi.