Rio de Janeiro - RJ  - 09/10/2020 - Geral - Rede estadual volta as aulas presenciais no dia 19 de outubro, anuncia governo. Retorno so e valido para alunos do 3 ano do Ensino Medio. Outras series ainda nao tem previsao de reinicio. O governo do estado anunciou na manha desta sexta-feira, no Palacio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio, que a volta as aulas presenciais na rede estadual de ensino sera no dia 19 de outubro - na foto, Secretario estadual de Educaçao, Comte Bittencourt -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 09/10/2020 - Geral - Rede estadual volta as aulas presenciais no dia 19 de outubro, anuncia governo. Retorno so e valido para alunos do 3 ano do Ensino Medio. Outras series ainda nao tem previsao de reinicio. O governo do estado anunciou na manha desta sexta-feira, no Palacio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio, que a volta as aulas presenciais na rede estadual de ensino sera no dia 19 de outubro - na foto, Secretario estadual de Educaçao, Comte Bittencourt - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A aprovação automática na rede estadual de ensino em 2020 foi uma medida para evitar a evasão escolar dos alunos que foram afetados pela pandemia da Covid-19. Em entrevista ao "Bom Dia Rio", da Globo, o secretário de Educação do Estado do Rio, Comte Bittencourt, disse que é preciso trabalhar no sistema contínuo ou de bloco, recuperando objetivos educacionais que não foram cumpridos este ano.
"Nós temos o quadro hoje de quase meio milhão de jovens que ficaram sem nenhuma relação com a vida escolar nesses últimos sete meses de pandemia. Num país como o nosso, que tem várias injustiças sociais no seio da sociedade, nós pensarmos num processo de retenção, pela simples reprovação, por uma culpa que foi do estado, através do governo, que não ofereceu o mínimo de relação acadêmica nesse período", afirmou Comte, que ainda completou:
Publicidade
"O que é melhor para sociedade: reprovar esses alunos ou recuperarmos o vínculo dos meninos, para trabalharmos em um sistema contínuo ou de bloco? Isso é para recuperar os objetivos educacionais que não foram alcançados nesse ano. Não temos que ter pressa e aceleração em um ano pandêmico, que é um desafio para o mundo".
O secretário, que assumiu a pasta há 13 dias após a prisão e exoneração de Pedro Fernandes, envolvido em um esquema de corrupção, explicou que a ideia é fazer um mapeamento individualizado de cada aluno, entender a sua necessidade e ir passando as matérias desse ano em 2021 e até em 2022, se for necessário. Comte ainda disse que uma equipe de especialistas da secretaria e de outras instituições acadêmicas estão se esforçando para criar uma ferramenta para fazer esse diagnóstico individual de cada aluno.
Publicidade
"Aqui no Rio, quando se fala em aprovação automática nos remete ao período dos anos 80 em que a aprovação automática era contínua e sistêmica na educação pública. Isso é cruel com a escola, pois é local de estabelecer responsabilidades, de construir currículo de aprendizado. Mas em 2020, o mundo todo não fala em reprovação. Temos que olhar 2020 como uma parte de 21 e até de 22, se for necessário. Nós vamos criar itinerários dando aos professores diversas ferramentas avaliativas para que cada aluno possa recuperar os objetivos escolares", afirmou.
Volta às aulas
Publicidade
O governo do estado anunciou, no último dia 9, que o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino será no dia 19 de outubro. A data só é válida para alunos do 3° ano do Ensino Médio e da quarta fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As outras séries não voltarão até o fim do ano.
"A maior preocupação dos alunos no terceiro ano é porque tem prova do Enem em janeiro, e eles vão disputar vagas nas nossas universidades com alunos de outros estados, que não tiveram um apagão educacional como o do Estado do Rio. Apresentar uma alternativa presencial apenas para os alunos da terminalidade do Ensino Médio é uma obrigação nossa como educadores. Preparamos as escolas no ponto de vista sanitário, editamos uma resolução cuidando da saúde do professor, que farão autodeclaração se tiverem mais de 60 anos ou comorbidade. O compromisso desses educadores não é com o governo, é com os seus educandos, que esses meninos que têm uma prova de Enem em janeiro", explicou Comte.