Secretaria de Saúde do Rio cancela exame de mamografia sem agendamento prévio
Apenas as pacientes com exames agendados pelo telefone serão atendidas
Pacientes ficaram sabendo do agendamento prévio na fila do Rio ImagemReginaldo Pimenta/O DIA
Por Karen Rodrigues*
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio cancelou o exame gratuito de mamografia no Rio Imagem sem agendamento prévio, devido à demanda espontânea que superou em muito a capacidade de atendimento da instituição. A partir desta quarta-feira, só serão atendidas as pacientes com exames agendados pelo telefone. Porém, muitas mulheres só foram informadas quando já estavam na fila da instituição aguardando o atendimento, o que causou aglomeração.
"Eu cheguei hoje de manhã aqui (no Rio Imagem) e estava muito cheio. A (atendente) Débora nos informou que por causa da pandemia deveríamos ligar para ser agendado, sendo que se a gente continuasse aqui e ligasse daqui, a gente ia conseguir ainda hoje. Realmente estava dando ocupado, porque era muita gente ligando, a fila estava enorme", afirmou ao DIA a técnica de enfermagem, Andreia Pedrosa.
Após tentar agendar por telefone direto da fila do Rio Imagem, a paciente conseguiu marcar o exame para ela e ainda para todas as mulheres que estavam aguardando atendimento no local.
Publicidade
Segundo a SES, os atendimentos passaram a ser agendados por telefone, para evitar aglomerações no Rio Imagem. Na manhã desta quarta-feira, foram agendados, até às 11h, 492 exames de mamografia.
"Infelizmente, a SES foi obrigada a realizar essa intervenção porque a campanha foi iniciada de maneira açodada, sem qualquer planejamento estratégico e sem consulta à SES, o que resultou em um atendimento caótico, com filas enormes, pacientes expostos ao tempo e sem distanciamento social. Todas as pacientes passarão a ser atendidas em horários previamente estabelecidos, para que os problemas verificados esta semana não voltem a acontecer", informou a secretaria em nota.
Publicidade
Para agendar os exames de mamografia, a paciente deve ligar para o número de telefone fornecido pela SES, (21) 2212 7400. De acordo com a SES, o call center está sendo ampliado para atender bem à demanda.
A mulher precisa ter idade entre 50 e 69 anos e possuir pedido de exame do SUS para realizar o exame de mamografia gratuito em todo o mês de outubro no Rio Imagem.
Publicidade
Salários atrasados
Além da confusão na campanha de mamografia, funcionários do Rio Imagem alegam atraso de pagamento dos salários.
Publicidade
A SES disse que o único repasse pendente para o Rio Imagem é o referente ao mês de setembro. O repasse será depositado no banco até esta quinta-feira. O pagamento dos funcionários é de responsabilidade da organização social.