Líder da milícia que atua em Chaperó, em Itaguaí é preso - Reprodução de vídeo
Líder da milícia que atua em Chaperó, em Itaguaí é presoReprodução de vídeo
Por O Dia
Rio - A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 17 suspeitos de integrarem a milícia que atua na região de Itaguaí e Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. Um deles é Gil Jorge Santos de Aquino Júnior, conhecido como Da Cova, líder da milícia que atua em Chaperó, em Itaguaí, além de ser o principal matador do grupo de milicianos. O suspeito foi preso por policiais do Departamento Geral de Polícia Especializada e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO). 
Gil Jorge também é braço-direito do miliciano Danilo Dias Lima, conhecido como "Tandera", um dos gerentes da milícia do Ecko. 
Publicidade
A ação da polícia foi contra contra o braço financeiro da milícia na Baixada Fluminense, chefiada por Wellington da Silva Braga, o "Ecko" e teve como objetivo asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram lucro para a organização criminosa.
Publicidade
De acordo com a polícia, entre os crimes investigados estão exploração de atividades ilegais controladas pela milícia; cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia, instalações de centrais clandestinas de TV a cabo ("gatonet"), armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; parcelamento irregular de solo urbano, exploração e construções irregulares e outros crimes ambientais; comercialização de produtos falsificados, contrabando, descaminho, transporte alternativo irregular e estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.
 
Publicidade