Mesmo sem liberação para permanecer na areia, a Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, foi uma das mais frequentadas pelos banhistas - Ricardo Cassiano
Mesmo sem liberação para permanecer na areia, a Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, foi uma das mais frequentadas pelos banhistasRicardo Cassiano
Por O Dia
Rio - Em coletiva realizada nesta terça-feira, o prefeito Marcelo Crivella anunciou uma série de liberações para diminuir as restrições neste período de pandemia do novo coronavírus. A flexibilização inclui a volta às aulas nas escolas e creches, a autorização para que banhistas voltem a ocupar a areia das praias e ainda a reabertura de pistas de danças em bares e restaurantes. Está liberado também o funcionamento do self-service e a permissão da prática de esportes individuais e coletivos em quadras e espaços públicos.
As medidas da chamada Fase Conservadora foram publicadas no Diário Oficial do município e já estão em vigor. Além da população poder ficar na areia, foi autorizado também o aluguel de cadeiras e guarda-sóis e o uso de barracas. Os banhista devem, porém, manter o o distanciamento de 1,5 metro. Já os ambulantes poderão voltar a vender bebida alcoólica.

Crivella divulgou ainda que está autorizada as pistas de dança em bares, restaurantes e em eventos sociais, como formaturas e casamentos. Apesar disso, o decreto diz que em casas de show e boates, ainda é necessário realizar reserva e só poderá funcionar com dois terços da capacidade do local. Com relação ao comércio, agora as lojas não têm mais restrição de horário.

Outra medida anunciada para a Fase Conservadora é que diminuiu de 2 m para 1,5 m a distância mínima entre mesas em lanchonetes, bares, quiosques, cafés, restaurantes, padarias e lojas de conveniência. Além disso, visitas hospitalares estão permitidas e, em salões de beleza, o cliente já pode ser atendido por mais de um profissional ao mesmo tempo.

Nesta nova fase, foi anunciado também a volta às aulas de todas as séries das escolas e creches privadas. De acordo com Crivella, a reabertura da rede pública municipal de educação será feita voluntariamente, ou seja, fica a cargo de cada escola fazer uma reunião com os pais e professores, onde será decidido se a instituição está apta a voltar a funcionar.

Os pontos turísticos da cidade poderão receber mais visitantes. O limite da capacidade passa a ser de 2/3, antes era de 50%, e a distância entre as pessoas caiu de 4 metros quadrados para 3.


Comitê para flexibilização

Marcelo Crivella afirmou que a decisão de iniciar o último estágio de flexibilização previsto pela prefeitura, veio após o Comitê Científico votar, de forma unânime, a favor da nova fase.

O prefeito disse ainda que os cariocas devem continuar cumpridos os protocolos sanitários e as regras de ouro, entre elas, disponibilizar álcool 70% e usar máscara.

Publicidade
Confira as medidas liberadas:
- Praias, com a possibilidade de aluguel de cadeiras e guarda-sóis e o uso de barracas, desde que o distanciamento de 1,5 metro seja mantido;

Publicidade
- Ambulantes tem autorização para venda de bebidas alcoólicas, cuja comercialização estava suspensa;
- Self-service é liberado em bares e restaurantes
Publicidade
- Pistas de dança tem autorização para voltar a funcionar (além da música ao vivo que já havia sido liberada);

- Comércio passa a ter horário livre de funcionamento;
Publicidade

- Prática de esportes coletivos em quadras, praias e lagoas também está liberada