Crivella divulgou ainda que está autorizada as pistas de dança em bares, restaurantes e em eventos sociais, como formaturas e casamentos. Apesar disso, o decreto diz que em casas de show e boates, ainda é necessário realizar reserva e só poderá funcionar com dois terços da capacidade do local. Com relação ao comércio, agora as lojas não têm mais restrição de horário.
Outra medida anunciada para a Fase Conservadora é que diminuiu de 2 m para 1,5 m a distância mínima entre mesas em lanchonetes, bares, quiosques, cafés, restaurantes, padarias e lojas de conveniência. Além disso, visitas hospitalares estão permitidas e, em salões de beleza, o cliente já pode ser atendido por mais de um profissional ao mesmo tempo.
Nesta nova fase, foi anunciado também a volta às aulas de todas as séries das escolas e creches privadas. De acordo com Crivella, a reabertura da rede pública municipal de educação será feita voluntariamente, ou seja, fica a cargo de cada escola fazer uma reunião com os pais e professores, onde será decidido se a instituição está apta a voltar a funcionar.
Os pontos turísticos da cidade poderão receber mais visitantes. O limite da capacidade passa a ser de 2/3, antes era de 50%, e a distância entre as pessoas caiu de 4 metros quadrados para 3.
Comitê para flexibilização
Marcelo Crivella afirmou que a decisão de iniciar o último estágio de flexibilização previsto pela prefeitura, veio após o Comitê Científico votar, de forma unânime, a favor da nova fase.
O prefeito disse ainda que os cariocas devem continuar cumpridos os protocolos sanitários e as regras de ouro, entre elas, disponibilizar álcool 70% e usar máscara.
- Comércio passa a ter horário livre de funcionamento;
- Prática de esportes coletivos em quadras, praias e lagoas também está liberada