Eduardo Paes será apoiado pelo PT do Rio - Luciano Belford/Agencia O Dia
Eduardo Paes será apoiado pelo PT do RioLuciano Belford/Agencia O Dia
Por O Dia
O Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (PT) declarou apoio ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) na disputa pelo 2º turno das eleições na cidade. O comunicado foi feito nesta terça-feira pelo presidente do PT carioca, Tiago Santana.

De acordo com o partido, Marcelo Crivella (Republicanos), apoiado por Bolsonaro, é responsável pelo caos administrativo, desconstrução das políticas sociais, sucateamento dos equipamentos municipais de saúde e educação, descaso com o funcionalismo e falta seriedade no combate à pandemia na cidade do Rio.
Para o PT do Rio, o atual prefeito e seu padrinho representam a extrema direita, a expressão de uma política intolerante, preconceituosa e sem cuidado com as pessoas.  Já Eduardo Paes, segundo o partido, se coloca no campo do social liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático, embora esteja em um campo político distante das bandeiras que defendemos.
Publicidade
O comunicado diz ainda que derrotar Crivella é prioridade. "Nós, petistas, temos clareza de nossa responsabilidade com a cidade e com os cariocas. Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é a prioridade. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente. Sendo assim, orientamos nossa militância e base social ao voto contra Crivella e Bolsonaro".

Em nota assinada por Tiago Santana, diz que o PT cobrará de Eduardo Paes uma agenda democrática e que defenderá os direitos do carioca.
"Esperamos que Eduardo Paes, eleito, cumpra suas promessas eleitorais. Nossa aguerrida bancada será implacável na defesa dos interesses do povo carioca, fiscalizando as ações do Executivo Municipal. Não desejamos nenhuma contrapartida. Cobramos, sim, a manutenção de seu compromisso com uma agenda democrática e que atenda as demandas mais sentidas para recuperação de qualidade de vida dos cariocas".
Publicidade
Primeiro turno
A candidata do PT no 1º turno, Benedita da Silva, enfrentou uma apertada disputa pelo terceiro lugar na eleição para a Prefeitura do Rio, mas acabou ficando em quarto lugar. Benedita teve 296.847 votos (11,27%) e perdeu a terceira posição para Martha Rocha (PDT) por uma diferença de 904 votos.
Publicidade
Pesquisa mostra Paes na frente
Nesta terça-feira, a CNN Brasil divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o segundo turno no Rio de Janeiro. Realizado em parceria com o RealTime Big Data, o levantamento revela uma grande diferença entre os candidatos. Eduardo Paes (DEM) lidera com 71%, enquanto Marcelo Crivella (Republicanos) tem 29% dos votos válidos.