Caroline, mulher de Luiz:
Caroline, mulher de Luiz: "Qualquer hora ia acontecer"Luciano Belford/Agencia O Dia
Por Karen Rodrigues*
Rio - O acidente que matou quatro trabalhadores da empresa Pennant Serviços Marítimos, na noite desta quarta-feira, pode ganhar novos contornos. Segundo denúncia de funcionários, o veículo que caiu na Baía de Guanabara e transportava cinco trabalhadores da empresa já estava apresentando problemas e o motorista do carro não era contratado da companhia. De acordo com familiares das quatro vítimas que morreram na tragédia no Cais do Porto, na Zona Portuária do Rio, a Pennant está sendo denunciada por outros funcionários devido à irregularidades trabalhistas.
"A empresa está toda irregular, com pagamento atrasado, vale-alimentação não foi carregado, passagem atrasada. Meu marido sofria humilhação no trabalho. Os funcionários estão sendo coagidos lá dentro, eles não podem reclamar", contou Caroline Silva, esposa de Luiz Silva, um dos quatro funcionários que morreram no acidente.
Publicidade
De acordo com Caroline, colegas de trabalho do Luiz disseram que a empresa estava sem motorista. "O motorista não era da empresa. A empresa estava sem motorista. Era uma tragédia anunciada, a qualquer hora isso ia acontecer", disse.
Caroline contou ao DIA que eles foram chamados para bater ponto às 19h e às 20h30 já estavam sendo liberados. As denúncias ainda não foram confirmadas pela polícia. Inicialmente o caso seria investigado pela Polícia Federal, mas o caso está sendo investigado pela 4ª DP (Praça da República). Conforme os agentes, testemunhas serão ouvidas e diligências serão realizadas para esclarecer o ocorrido.
Publicidade
Luiz será enterrado no Cemitério de Campo Grande na capela A. O velório será às 13h e sepultamento às 15h. Ainda não há informação sobre local e data do enterro das outras vítimas.
Segundo a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro tomou conhecimento do acidente no Porto do Rio de Janeiro que aconteceu na noite desta quarta-feira. A Capitania deslocou, imediatamente, uma equipe de Busca e Salvamento para o local. A equipe SAR acompanhou as atividades dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que realizaram a busca e resgate das pessoas que se encontravam no interior do veículo, garantindo a segurança da navegação no entorno do local do acidente.
Publicidade
A empresa, até o momento, só prestou assistência funerária aos familiares das vítimas. Uma representante do RH da Pennant Serviços Marítimos foi ao IML encontrar com os parentes e apenas para resolver a parte burocrática.
O DIA entrou em contato com a Pennant Serviços Marítimos, mas até o momento a empresa não se posicionou sobre o caso.
Publicidade
O corpo de Luiz Silva, de 40 anos, ainda está no IML, aguardando liberação. O enterro deve acontecer nesta sexta-feira, às 16h. O local do velório ainda será confirmado.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes