Falta de pagamento leva funcionários terceirizados a interromper os trabalhos nos postos do Detran. Na foto,  Jonathas Santos, ao lado de avisos ao público que procurou o Posto de Vila Isabel. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Falta de pagamento leva funcionários terceirizados a interromper os trabalhos nos postos do Detran. Na foto, Jonathas Santos, ao lado de avisos ao público que procurou o Posto de Vila Isabel.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Carina Petrenko*
Rio - O Detran-Rj não abriu os 29 postos de vistoria fechados desde segunda-feira (7). O órgão informou nesta sexta-feira (11) que prorrogou o prazo de normalização para a próxima semana. Inicialmente, a previsão era que os postos fossem reabertos até o fim desta semana. Em relação aos serviços de identificação civil e emplacamento, o prazo de retorno ainda não foi determinado pelo Detran.
Com isso, os serviços de identificação civil, emplacamento e vistoria do Detran-RJ seguem paralisados. As atividades estão suspensas devido a uma greve de funcionários terceirizados que prestam serviços ao órgão.
Publicidade
A empresa orienta que o que os usuários que estavam agendados poderão voltar ao mesmo posto nos cinco dias úteis subsequentes à reabertura, sem necessidade de reagendamento.
Clientes prejudicados
Publicidade
No posto de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, alguns clientes agendados se depararam com a unidade vazia. Adelmo Bruno, de 87 anos, esteve na unidade para realizar a baixa de alienação no veículo. "O site do Detran está agendando para Vila Isabel, porém, aqui, estão sem atendimento por causa da falta de funcionários", diz. Ele conta que realizou o agendamento na última sexta-feira (4) e que também tenta agendar uma transferência de propriedade. "Estou há meses tentando, no site diz que não tem postos disponíveis para realizar o agendamento", completa.
Paralisações
Publicidade
A greve dos serviços ocorreu pela falta de pagamento referente aos meses de outubro e novembro, incluindo salário, vale-refeição e passagem dos funcionários da empresa terceirizada Angels, que presta serviços ao Detran-RJ.
Todos os 182 funcionários que trabalham nos postos de identificação do Estado estão em casa. Com a greve, apenas o serviço de Poupa Tempo está funcionando no Rio.
Publicidade
Segundo o Detran, o presidente Adolfo Konder, que assumiu há dois meses, está regularizando a situação de contratos com empresas terceirizadas para retomar as atividades o mais rapidamente possível.
Postos fechados
Publicidade
De acordo com o Detran-RJ as unidades temporariamente paralisadas são os postos de vistoria de: Parada de Lucas, Nova Iguaçu, Vila Isabel, Cocotá, Haddock Lobo, Infraero, Santa Cruz, Paraíba do Sul, Itaperuna, Vassouras, Angra dos Reis, Petrópolis, Macaé, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia, Niterói, Itaboraí, Magé, Mesquita, Valença, Cachoeira de Macacu, Paty de Alferes, Campos I, Cordeiro, Paracambi, Macuco, Barra do Piraí, Casimiro de Abreu e Miguel Pereira.
Os postos de Campos 2, Campo Grande, Santa Cruz e Barra Mansa estão fechados após funcionários testarem positivo para covid-19. 
Publicidade
*Estagiária sob suprevisão de Gustavo Ribeiro