Marcelo Crivella foi preso na manhã desta terça-feira - Reprodução
Marcelo Crivella foi preso na manhã desta terça-feiraReprodução
Por LUANA BENEDITO
Rio - O Tribunal de Justiça determinou o afastamento de Marcelo Crivella (Republicanos) das funções públicas. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita. O político foi preso nas primeiras horas da manhã desta terça-feira em uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil.
LEIA MAIS: Crivella era chamado de 'Zero Um' no 'QG da Propina'

"E com fundamento no artigo 319, inciso VI, do Código Processo Penal, suspendo o exercício da função pública desempenhada pelo denunciado Marcelo Crivella determinando seja ele imediatamente intimado da presente decisão, para que se abstenha de realizar qualquer ato
inerente ao exercício do cargo", destacou a magistrada na decisão.
Publicidade


Com a prisão de Crivella, o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Jorge Felippe (DEM), vai assumir o cargo de prefeito do Rio até o dia 31 de dezembro. Na linha sucessória, Fernando Mac Dowell, vice-prefeito da cidade, assumiria, mas ele morreu em 20 de maio de 2018 em decorrência de um infarto.

Crivella e todos os demais presos na operação realizada nesta terça-feira contra um suposto "QG da Propina" na Prefeitura do Rio passarão por uma audiência de custódia na sede do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio. A audiência está marcada para as 15h e será presidida pela mesma desembargadora que decretou as prisões preventivas dos réus, Rosa Helena Penna Macedo Guita, que está de plantão. Eles deverão comparecer presencialmente à audiência.