Condomínio construído no Parque Estadual do Mendanha  - Reprodução TV Globo
Condomínio construído no Parque Estadual do Mendanha Reprodução TV Globo
Por O Dia
Rio - A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de (MPRJ), realizam uma operação, nesta quarta-feira, para cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão contra milicianos que promovem loteamentos e construções irregulares em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. De acordo com as investigações, a organização criminosa também é acusada de corrupção, furto de energia elétrica, ameaças, esbulho possessório e crimes ambientais.
A investigação começou a partir de denúncias sobre o avanço da milícia no Parque Estadual do Mendanha, com construções erguidas por meio de ameaças e propinas, e após fiscalizações realizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente. Uma nota técnica produzida pelo Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ) traz imagens de satélite que permitem constatar a intensa degradação ambiental nas áreas investigadas, e também o crescimento das construções e dos loteamentos clandestinos.

A expectativa é de que a análise de documentos e de aparelhos eletrônicos, que venham a ser apreendidos na operação, possa colaborar com o andamento e êxito final das investigações.