Banhistas vão à praia no primeiro dia de verão em meio à pandemia - Daniel Castelo Branco
Banhistas vão à praia no primeiro dia de verão em meio à pandemiaDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), se reuniu, na manhã desta quarta-feira, com o prefeito do Rio, também em exercício, Jorge Felippe (DEM). Durante o encontro, foi acordado que o estado repassará R$ 66 milhões à capital para ajudar no combate da pandemia do coronavírus. O município chegou a alegar não ter dinheiro o suficiente para a reabertura de mais leitos para vítimas da doença. O dinheiro seria o montante que há disponível no próprio caixa do governo, após o encerramento do ano fiscal.
O Governo do Estado anunciou, ainda, a abertura de 300 leitos no Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A previsão é que, até o fim de janeiro, sejam disponibilizados 150 leitos, sendo 100 de UTI e 50 de enfermaria. Para garantir a legalidade de todo o processo de abertura da unidade, todos os ritos jurídicos necessários estão sendo seguidos e acompanhados pelos órgãos de controle.
Publicidade
"O estado está terminando o ano com dinheiro em caixa, não seria justo não ajudar os municípios que estão precisando. Coloquei todo o nosso time à disposição para que a população não seja ainda mais prejudicada", afirmou o governador em exercício.
Além disso, na reunião Castro propôs ao prefeito da capital que Copacabana seja “fechada” apenas para moradores no Réveillon. O principal objetivo desta medida seria justamente evitar aglomerações por conta da covid-19. Vale destacar que a proposta de Cláudio Castro passa também por uma articulação com o MetrôRio para encontrar uma solução para reduzir o público.
Publicidade
As festas públicas em Copacabana já tinham sido canceladas pela Prefeitura por conta dos riscos da disseminação do vírus, assim como as festas em quiosques. Entretanto, os estabelecimentos estão autorizados a funcionar como vêm operando desde a reabertura, em julho, "com quantidade reduzida de mesas, distanciamento de 1,5m entre elas, e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene", segundo a concessionária Orla Rio.
 
Publicidade