Rio,07/08/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,FLAMENGO,manifestacao dos donos de auto escolas do Rio de Janeiro.Na foto, manifestantes no Aterro do Flamengo.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia - Cléber Mendes
Rio,07/08/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS,FLAMENGO,manifestacao dos donos de auto escolas do Rio de Janeiro.Na foto, manifestantes no Aterro do Flamengo.Foto: Cleber Mendes/Agência O DiaCléber Mendes
Por O Dia
Rio -  O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), determinou que as áreas de lazer na orla da cidade voltarão a funcionar. A decisão atende uma solicitação das secretarias de Saúde e de Transporte. As áreas haviam sido suspensas no começo de dezembro do ano passado. 
No entanto, Paes resolveu retornar ao esquema de fechamento, aos domingos, para veículos em vias públicas da cidade — como Aterro, Copacabana, Ipanema e Leblon —, que se transformam em áreas de lazer. A medida já começa a valer a partir deste fim de semana. 
Publicidade
Neste domingo, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, comentou sobre os espaços de lazer durante um encontro sobre o Plano Nacional de Imunização produzido pelo Ministério da Saúde. 
"Não dá para falarmos em baixo risco de Covid-19, não podemos descansar. Mas não há evidência científica nenhuma você fechar a passagem de carro, um espaço em que as pessoas fazem exercícios. E tem muitas questões ligadas a saúde mental. Quando fechamos áreas de lazer em espaços abertos, a gente prejudica a população. O secretário de Meio Ambiente está trabalhando nisso, por exemplo: não faz sentido fechar parques, como o Campo de Santana."
Publicidade
Em dezembro do ano passado, a prefeitura do Rio havia também proibido o estacionamento na orla aos finais de semana e feriados como medida para frear o avanço da covid-19 na cidade.