Prefeito reabre Campo de Santana, no Centro do Rio - Kelly Duque / Agência O DIA
Prefeito reabre Campo de Santana, no Centro do RioKelly Duque / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, reabriu, na manhã desta sexta-feira, o Campo de Santana, no Centro do Rio. O local ficou fechado por 10 meses e foi reaberto, segundo a prefeitura, após a realização de uma força-tarefa realizada por diferentes secretarias e órgãos, coordenada pela Fundação Parques e Jardins (FPJ). 
Publicidade
"Estamos devolvendo esse espaço importante da cidade, uma área de lazer histórica, que está há quase um ano fechada e que tem que ser aberta à população, especialmente nestes tempos de pandemia, em que as pessoas têm dificuldades de utilizar os espaços públicos. É importante que as pessoas tenham um espaço para fazer suas atividades físicas, e agora, aqui, a gente atende à população do Centro", afirmou Eduardo Paes. 
Além da reabertura do Campo de Santana, a Secretaria do Meio Ambiente ampliará o horário de 38 parques da cidade, que passarão a funcionar das 6h às 17h. A resolução estabelece ainda novos parâmetros para o uso de parques por conta da pandemia da covid-19. 
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a ideia é evitar aglomerações e incentivar atividades ao ar livre com todos os cuidados necessários.
Publicidade
A temperatura de visitantes em locais fechados será aferida, e não será permitida a entrada de quem estiver com temperatura acima de 37,8
graus. Estão autorizados piqueniques com até seis pessoas que morem no mesmo domicílio, respeitando o distanciamento de dois metros entre os grupos.
A prefeitura ainda informou que o local passou por uma operação de limpeza, com 47 garis, ganhou nova iluminação e reforço na segurança, com equipes da Guarda Municipal. "Não teve nenhum investimento excepcional aqui. É a própria estrutura da prefeitura já existente, mesmo em um momento de dificuldades fiscais, operando focada nas prioridades da cidade. Foi uma parceria da Comlurb, Fundação Parques e Jardins, Conservação, SEOP, um conjunto de órgãos trabalhando para devolver este espaço público de qualidade para a população", destacou Paes.
Publicidade
O local é uma das maiores áreas verdes (155.000 m²) do Centro do Rio de Janeiro. O Campo de Santana foi palco da aclamação do Imperador D. Pedro I e da Proclamação da República.