Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, aplicou o teste no membro do comitê gestor do movimento União Rio, Eduardo Pádua - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, aplicou o teste no membro do comitê gestor do movimento União Rio, Eduardo PáduaEstefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Aline Cavalcante
Rio - A cidade do Rio recebeu 10 mil testes rápidos para covid-19 e deve receber outros ao longo da semana. A meta é de que 450 mil pessoas sejam testadas já a partir dessa semana. O anúncio foi feito na manhã deste domingo, na Central de Logística da Secretaria Municipal de Saúde, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A previsão é que sejam testadas mil pessoas por dia inicialmente, aumentando o total gradativamente.
"A nossa meta é realizar 450 mil testes ainda neste primeiro trimestre. Esta primeira remessa começará a ser distribuída amanhã para as unidades básicas de saúde. Este teste é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da covid-19", afirmou Daniel Soranz, secretário Municipal de Saúde.
Publicidade
Os testes, ainda não usados no estado, além de mais confiável, segundo os especialistas da pasta, sai em 20 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. Eles devem ser aplicados em pacientes entre o primeiro e o sétimo dia dos sintomas. As pessoas terão acesso ao teste pelo aplicativo ou pelo número de telefone 1746.
Publicidade
"Quem tiver qualquer sintoma, febre, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, tosse... essas pessoas podem acessar o aplicativo, se autonotificar, colocar a data de início dos sintomas e a partir disso uma equipe de Saúde da Família vai entrar em contato com a pessoa e definir se ela precisa ou não realizar o teste", explicou Soranz.
Com a testagem positiva, a equipe começa o rastreamento de contato e ações de bloqueio. "O rastreamento é o mais importante pra gente interromper a cadeia de transmissão. Então, é fundamental que a gente saiba rapidamente quem tem covid-19. Em algumas regiões da cidades temos uma concentração de casos e vamos ter que fazer ações de bloqueio.
Publicidade
Os 10 mil testes foram doados pela União Rio, grupo de empresários cariocas. A prefeitura também está em processo de compra de outros testes. Além disso, o governo do Estado e o Ministério da Saúde também farão doações. "Com isso a gente vai ter o teste de antígeno, que são os exames de sangue, o PCR e o teste de antígeno rápido", afirmou o secretário.
Os novos testes serão aplicados nos Centros Municipais de Saúde e nas Clínicas da Família. Os demais exames continuarão a ser ofertados na rede municipal. 
Publicidade
Plano de combate à covid-19

Há uma semana, a Prefeitura apresentou o plano inicial de enfrentamento ao coronavírus na cidade. O anúncio foi feito após uma reunião do prefeito Eduardo Paes com integrantes do secretariado municipal, que contou ainda com a participação do governador do Estado Cláudio Castro e de outros representantes dos governos federal e estadual.

Entre as ações planejadas, estão a vacinação da população, a abertura de novos leitos de internação, a ampliação da testagem e a ativação do Centro de Operações de Emergências em Saúde – COE COVID-19 RIO.