Volta às aulas exigirá cuidados - Divulgação
Volta às aulas exigirá cuidadosDivulgação
Por O Dia

Em um cenário atípico, causado pela pandemia, a volta às aulas presenciais exige mais do que meras medidas de segurança em relação à saúde. É o que garante Jhonatan Pache, diretor da rede Colégio Força Máxima, que acaba de inaugurar uma unidade em Campo Grande. Para ele, fundamental neste momento é considerar o acolhimento dos alunos.

Pache ressalta que, assim como aconteceu com os adultos, a pandemia abalou psicologicamente crianças e jovens, que sofreram grande impacto com a mudança da rotina por tantos meses, agravada com a ameaça de morte por Covid-19. Para Pache, o papel dos professores neste momento também é muito importante.

"Eles são os mais próximos dos alunos. Serão os primeiros a serem procurados para conversar, exteriorizar os sentimentos e falar das experiências. É preciso que se mostrem próximos e a disposição para ouvir e ajudá-los diante de qualquer desconforto. Até porque, muitos terão vivido as primeiras experiências da perda de um ente querido", avalia Pache, que também é professor.

Pache enfatiza que os professores devem ficar atentos em relação aos comportamentos dos estudantes e dispostos a ouví-los. "A volta às aulas presenciais é mais uma grande mudança na vida das crianças e jovens. É necessário um planejamento que promova uma readaptação à realidade, com os devidos cuidados que o momento exige, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e administrando o medo de contágio, que também é das famílias", explica.

Outra meta de professores e de todo o corpo docente das instituições, na visão de Pache, é ajudar os estudantes a lidarem com as próprias emoções, auxiliando o desenvolvimento de competências socio-emocionais para prepará-los para a vida profissional e social, como um todo.

"Depois de tanto tempo longe da escola, professores terão que lidar com o emocional abalado dos estudantes e a escola deve ser um espaço de conforto emocional. É preciso transmitir segurança, ouvi-los. Professores, gestores e equipes pedagógicas devem se mostrar à disposição dos estudantes, tanto durante as aulas presenciais quanto fora delas. Esse procedimento também é útil para entender o que cada estudante está passando para ajudá-los da melhor forma possível".

Para isso, Pache propõe momentos de conversas individuais e em grupos, com o objetivo de promover uma reaproximação. O professor também lembra a importância da diversão e atividades lúdicas, que tornem o aprendizado mais leve. Com relação ao conteúdo pedagógico, Pache diz que é preciso tolerância; "Deve-se rever expectativas em relação a conteúdos planejados e aos objetivos almejados", avalia.

Você pode gostar
Comentários