Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Yuri Eiras
Rio - A Secretaria Municipal de Educação confirmou nesta quarta-feira a volta às aulas remotas para o dia 8 de fevereiro, e o retorno presencial a partir do dia 24 de fevereiro. Nesta primeira etapa à distância, os conteúdos serão transmitidos via aplicativo. Os professores só devem ministrar aulas em tempo real duas semanas depois. O secretário Renan Ferreirinha detalhou, em coletiva no Palácio da Cidade, ao lado do prefeito Eduardo Paes do secretário de Saúde Daniel Soranz, o calendário dos alunos.
O cronograma da Secretaria de Educação tem datas escalonadas para o retorno presencial, que é facultativo para os alunos - se o responsável não se sentir à vontade para enviar o filho, poderá explicar à direção. As aulas presenciais terão turnos reduzidos de três horas. Confira o calendário previsto pela Prefeitura:
Publicidade
- para o dia 24 de fevereiro, pré-escola, e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;
- duas semanas depois (10/3): creche, e alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental; além do 9º ano.
Publicidade
- duas semanas depois (24/3): creche, e alunos do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental; além de alunos da Educação de Jovens e Adultos e das Classes Especiais (PCDs).
A lotação das salas e das escolas irá depender do nível de risco de contágio da Covid-19. A secretaria de Educação seguirá os parâmetros dados pela Secretaria de Saúde, que avalia os bairros da cidade em risco moderado, alto, e muito alto. Atualmente, 100% das regiões do Rio estão em nível alto.
Publicidade
Em regiões administrativas de risco moderado, capacidade da escola será de 75% de alunos; em risco alto, 50%; em risco muito alto, até 30% da capacidade.
Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Publicidade
Aulas presenciais serão interrompidas quando houver contaminação
O protocolo definido pelo município prevê que assim que um aluno ou profissional de ensino testar positivo para o coronavírus, as aulas presenciais daquela turma sejam imediatamente suspensas, voltando ao sistema remoto. A pessoa infectada será isolada por 14 dias, e só então a direção avaliará o retorno ao presencial.
Publicidade
A secretaria também determinou protocolos para o espaço físico: o horário das turmas será escalonado, as refeições serão feitas nas salas de aula sempre que possível e as escolas contarão com bebedouros adaptados, além da readequação das salas, conforme distanciamento. A Secretaria de Transportes também foi ouvida para identificar os horários de picos de alunos nos modais e modificar horários e frota, se for viável.
Secretaria lança aplicativo educacional e planeja 1 gb de Internet para 641 mil alunos
Publicidade
A partir do dia 8 de fevereiro, os alunos da rede municipal terão acesso às tarefas e materiais didáticos a partir do aplicativo RioEduca, que será gratuito para baixar. Os livros didáticos também terão tarefas vinculadas ao RioEduca. A MultiRio, emissora da prefeitura que disponibiliza conteúdos na televisão aberta - canal 7.2 -, também faz parte do programa.
Para que os alunos tenham acesso ao aplicativo, a secretaria de Educação negocia com as quatro operadoras de telefonia móvel - Claro, Oi, Tim e Vivo - uma espécie de 'patrocínio'. Os matriculados terão pacote de dados de 1gb por mês para ter acesso exclusivamente ao conteúdo das aulas - a secretaria estuda técnicas para que esses dados não funcionem para redes sociais e sites comuns. Cerca de 641 mil alunos e 39 mil professores deverão ter o pacote.
Publicidade
"A educação remota será dividida. No dia 8 de fevereiro, nós estaremos começando o ensino remoto, com atividades não simultâneas. São vinte horas semanais. Professor prepara, seleciona o material, o aluno pega, de forma digital, ou física, cumpre e retorna ao professor", disse Ferreirinha.
A falta de acesso à Internet, aliás, foi um dos principais problemas do caótico ano letivo de 2020. Milhares de alunos não conseguiram ter rede em casa para estudar, e nem mesmo as escolas tinham acesso livre. "As soluções de ensino remoto foram pouco efetivas. As 1.543 unidades de ensino tinham serviço de Internet suspenso por falta de pagamento. Através de esforço conjunto, conseguimos restabelecer o serviço", disse o secretário Ferreirinha.
Publicidade
Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Prefeito e Secretário de Educação, apresentam o plano da Prefeitura de volta às aulas.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Educação afirma que professores da rede municipal terão prioridade na vacinação
Publicidade
A Secretaria Municipal de Educação afirmou que os professores da rede terão prioridade na vacinação, a partir de fevereiro. Eles devem ser vacinados logo após os idosos e as pessoas com comorbidades. "Isso estará condicionado às vacinas que chegarem", pontuou o secretário de Saúde, Daniel Soranz. Além de professores, outros profissionais de educação também serão imunizados, como merendeiras e inspetores.
Os profissionais de educação que forem idosos ou tiverem comorbidades não precisarão esperar a etapa dos professores, já que os seus respectivos grupos serão imunizados antes. "É importante entender que professores do grupo de risco serão vacinados com o resto da população da faixa etária", reforçou Alberto Chebabo, do Comitê Científico da Prefeitura.