Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e Nonato Mesquita, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), filial Rio, após reunião que tratou do acordo
Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e Nonato Mesquita, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), filial Rio, após reunião que tratou do acordoDivulgação
Por MARTHA IMENES
A parceria para ampliar os locais de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro deu mais um passo: ontem o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz recebeu Nonato de Mesquita, representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Na pauta a cessão da sede do sindicato, que fica na Praça Olavo Bilac 5, no Centro, para ser mais um polo de imunização contra covid.

Segundo ofício recebido por Soranz, que O DIA teve acesso com exclusividade, a entidade se compromete a atender "todos que estiverem adequados aos parâmetros de cada fase, estipulada para a vacinação, bem como as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde".

"A estrutura do prédio da nossa sede dispõe de salas e amplo auditório, que reúne cndições necessárias e adequadas para o atendimento de milhares de idosos em conformidade aos protocolos sanitários", diz o ofício.

De acordo com Nonato de Mesquita, diretor do sindicato, neste momento as pessoas que estão sendo atendidas nos postos representam um número moderado, mas quando chegar a faixa de 60/65 anos em diante, o número de atendimentos deve triplicar.

"O secretário foi muito receptivo, agora é a fase de estruturação e organização. Acredito que depois do Carnaval já tenhamos tudo organizado", comemora Mesquita.

Outro ponto antecipado pelo dirigente sindical foram os profissionais que vão atuar no polo avançado do Sindicato dos Aposentados: "No Rio será necessário colocar profissionais da saúde para atuar no atendimento".
 
Publicidade
Mais outra faixa etária em São Paulo
Presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini
Presidente do Sindnapi, João Batista InocentiniRicardo Flaitt/Divulgação
Em São Paulo, o posto de vacinação instalado na sede do Sindnapi, vai começar a vacinar os idosos com 85 anos ou mais a partir de amanhã. De acordo com o sindicato, para receber a vacina não é necessário agendamento prévio. Basta o idoso apresentar um documento com foto para confirmação da idade.
Publicidade
O posto do Sindicato dos Aposentados está aberto para atendimento de todos os cidadãos, independentemente de estar associado à entidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

"Este é um momento em que toda sociedade precisa mobilizar forças para vencer esse vírus. O posto de vacinação no sindicato é a nossa contribuição, principalmente aos idosos, que são as principais vítimas dessa doença”, destaca João Batista Inocentini, presidente do sindicato.

E quem perdeu a primeira etapa?
"Os cidadãos com 90 anos ou mais, que não se vacinaram na primeira etapa, que se iniciou em 8 de fevereiro, também poderão se dirigir ao posto de vacinação que serão atendidos prontamente", afirmou Inocentini.
Publicidade
Com informações do Sindnapi