Distanciamento social com marcação - Divulgação
Distanciamento social com marcaçãoDivulgação
Por Jorge Costa*
Rio - A Secretaria Municipal de Educação (SME) retoma, nesta quarta-feira (24) as aulas presenciais em 38 unidades distribuídas por todas as regiões da cidade. Voltam parcialmente nesta primeira fase os alunos da pré-escola, 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, que reúne cerca de 7 mil alunos nessas turmas. A volta não será obrigatória e as aulas remotas serão mantidas. Cerca de 210 professores vão participar neste primeiro momento das aulas presenciais.

De acordo com a SME, as escolas selecionadas atenderam aos critérios sanitários e de infraestrutura necessários para receber os alunos em salas de aula novamente. O Sindicato Estadual dos Professores de Educação (Sepe) contesta a versão e afirma que as escolas não possuem as adequações necessárias para proteger alunos e professores.

O retorno é optativo para os alunos: cabe aos responsáveis pelo estudante menor de 18 anos a escolha quanto ao retorno às aulas presenciais. Já os estudantes maiores de idade vão definir diretamente quanto ao retorno às aulas presenciais.

No total, serão 7.730 alunos que terão a liberdade de escolher se voltam a ter aulas presencialmente ou mantém o estudo de maneira remota. De acordo com o Secretário Renan Ferreirinha (PSB), 4401 alunos se manifestaram e 82% teriam interesse em retornar ao antigo modelo de ensino, segundo reportagem da Agência Brasil.

Professores devem manter greve contra a reabertura

Para o coordenador do Sepe, Gustavo Miranda, o retorno só deveria ser feito após a vacinação dos professores. Nesta quarta (24), o sindicato irá realizar uma assembleia para definir qual é o posicionamento da entidade sobre a reabertura da rede municipal. Ele adiantou que a tendência é que a decisão de greve seja mantida.

"O Sepe só defende o retorno com vacina. Isso é crucial. Defendemos a volta com o imunizante por entender que não existem condições sanitárias adequadas, além de ampliar a contaminação da covid-19 que está descontrolada no Rio de Janeiro".

Para o coordenador, o protocolo apresentado pela prefeitura é inconsistente e o sindicato vai insistir na demanda pela vacinação. Gustavo defende a manutenção do ensino remoto, com a entrega de material físico para estudantes que não têm acesso à internet e a garantia do cartão alimentação aos alunos em situação de vulnerabilidade social.

"Vamos insistir na questão da vacina, pois as escolas sofrem com danos estruturais. A câmara dos vereadores foi até as unidades que iriam reabrir e verificou que não há condição, portanto, repudiamos a reabertura abrupta e entendemos que a melhor saída é o ensino remoto", afirmou Gustavo.

Governo do Estado se prepara para sancionar vacinação de professores

A Alerj aprovou o Projeto de Lei 3.533/21 nesta última quarta-feira (17), que estabelece como prioritários os profissionais de educação na campanha de vacinação contra a covid-19. O escalonamento começa com os professores que vão exercer atividades de forma presencial; seguidos pelos educadores em grupos de risco e em seguida pelos demais servidores do segmento.

A medida foi encaminhada ao governador em exercício, Cláudio Castro, que tem 15 dias úteis, a partir da entrega do projeto, para sancioná-lo ou vetá-lo. Procurado, o governo do Estado disse que irá realizar a apreciação dentro do prazo conforme o protocolo, sem previsão para acelerar a análise até primeira ordem.

Entenda as etapas de reabertura do ensino presencial:

O retorno presencial às aulas serão divididos em três etapas: a primeira fase atende alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, a partir desta quarta (24); a segunda fase atende estudantes do 3° ao 5° ano e 6° ao 9° ano, começando no dia 17 de março. A última etapa é a reabertura presencial de creches, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e classe especial, a partir de 31 de março.

Qual será o horário de funcionamento das unidades?

O horário de funcionamento das unidades escolares que retornarem ao ensino presencial será das 7h30 às 17h30, com possibilidade de flexibilizar a entrada e saída de alunos para evitar aglomerações.

As unidades com ensino noturno funcionarão até 22h. Para fins de cumprimento do Protocolo Sanitário, os horários de entrada, saída e intervalo dos estudantes deverão ocorrer de forma escalonada.

Como será realizado os protocolos de segurança:

Segundo a SME, diversas ações foram tomadas para garantir a segurança de todos durante o retorno presencial. Os professores que tiverem comorbidades não atuarão presencialmente, e as 38 unidades que retornarão devem atender às condições do Protocolo Sanitário de Prevenção à covid-19 do Sistema Municipal de Ensino.

Entre os cuidados presentes nas escolas, diversos pontos foram estabelecidos: marcação do piso; distanciamento de 1,5m entre as carteiras; instalações de torres ou dispensadores de álcool 70º em gel no prédio ou funcionário aplicando álcool 70º na mão dos alunos; estoque de máscaras para eventual reposição; lixeiras sem tampa ou por acionamento por pedal; sistema de ventilação nas salas de aula que serão utilizadas (janelas ou portas abertas preferencialmente); sanitários e torneiras que serão utilizados em condições adequadas; dispensadores de papel toalha e sabonete líquido; bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas, entre outros.

Confira as unidades que vão retornar presencialmente:

Caju - Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas
Rio Comprido - Escola Municipal Mem de Sá
Mangueira - Escola Municipal Humberto de Campos
Flamengo - Escola Municipal Educandário Romão de Mattos Duarte
Catete - Escola Municipal Vital Brasil
Tijuca - Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias; Frei Cassiano
Alto da Boa Vista - Escola Municipal Mário Faccini
Inhaúma - Escola Municipal Professor Afonso Várzea
Lins de Vasconcelos - Escola Municipal José Eduardo de Macedo Soares
Engenho Novo - Escola Municipal Medeiros e Albuquerque
Ramos - Escola Municipal Walt Disney
Olaria - Escola Municipal Clóvis Beviláqua
Penha - Escola Municipal Suíça
Cordovil - Escola Municipal São João Batista
Jardim América - Escola Municipal Presidente Gronchi
Vila da Penha - Escola Municipal Albert Sabin
Honório Gurgel - Escola Municipal Mário Penna da Rocha
Osvaldo Cruz - Escola Municipal Mozart Lago
Cavalcante - Escola Municipal Rosthan Pedro de Farias
Guadalupe -Escola Municipal Maurice Maeterlinck
Pavuna - Escola Municipal Professor Escragnolle Dória
Barros Filho - Escola Municipal Temistocles Dalmácio Pereira
Curicica -Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque
Barra da Tijuca - Escola Municipal Golda Meir
Cidade de Deus - Escola Municipal Ciep João Batista dos Santos
Senador Camará - Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini; Raul Francisco Ryff
Santíssimo - Escola Municipal Fernando Maimiliano
Realengo - Escola Municipal Professor Lauro Travassos
Cosmos - Escola Municipal Alberto Nepomuceno
Campo Grande - Escola Municipal Miguel de Larreinaga; Comunidade Jardim Pedregoso
Santa Cruz - Escola Municipal Professor Dione Freitas Felisberto de Carvalho
Guaratiba - Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto
Ilha do Governador - Escola Municipal Padre José de Anchieta; Anita Garibaldi
*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes