Coronavac - Divulgação
CoronavacDivulgação
Por O Dia
Rio - Após a chegada de duas milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca nesta terça (23), o município do Rio retoma parcialmente a campanha de vacinação, começando o início da aplicação de doses nesta quinta-feira (25) com a aplicação em idosos de 82 anos. A imunização vai ocorrer até sábado e não há previsão para a continuidade da campanha. Especialistas apontam riscos devido a lentidão do processo.
Nesta quinta, pessoas com 82 anos serão vacinadas, na sexta-feira (26), idosos com 81 anos, e sábado, 80. As informações foram anunciadas pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais.
Publicidade
“A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo novos aportes das vacinas e, com isso, vamos retomar o calendário de vacinação. Na quinta e na sexta-feira, todas as unidades de Atenção Primária e alguns pontos extras estarão aplicando a vacina, além de dois postos no sistema drive thru, na UERJ e no Parque Olímpico. No sábado, além das unidades de saúde, teremos nove postos drive thru”, diz o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Márcio Garcia.
O drive thru da UERJ e o novo ponto extra de vacinação do Tijuca Tênis Clube funcionarão somente na quinta e na sexta-feira, para receber os idosos de 82 e 81 anos. Já as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municiais de saúde), o posto do Planetário da Gávea e o drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o também novo ponto de vacinação do Museu da República, no Catete, atenderão de quinta a sábado.
Publicidade
Os demais postos drive thru, espalhados por diversas regiões da cidade, funcionarão apenas no sábado das 8h às 15h. Esses postos estão localizados nos seguintes locais: Cidade Universitária, na Ilha do Fundão; CMS Belizário Penna, em Campo Grande; CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu; Parque Madureira; Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz; Sambódromo, no Santo Cristo; e campus da UFRJ na Praia Vermelha; além desses, também terá no Estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, das 8h às 14h. Ao todo, serão nove pontos de vacinação neste sistema no sábado.

Com a chegada do novo lote, o calendário seguirá esta ordem:

Quinta-feira (25): 82 anos; Sexta (26): 81 anos; Sábado (27) 80 anos;

Não há previsão de aplicação da primeira dose do imunizante para idosos com menos de 80 anos. O prefeito ressaltou que novas datas serão divulgadas conforme a chegada de novos lotes.
Onde se vacinar no Rio

No município do Rio de Janeiro a imunização acontece nos postos de saúde e clínicas da família, de 8h até 17h, além dos pontos com o sistema drive-thru, de 8h às 15h – exceto no posto do Engenhão, que funcionará até às 14h. É possível saber a unidade de referência mais próxima da sua localidade por meio do serviço “Onde ser atendido”, da Secretaria Municipal de Saúde.

Os postos drive-thru estão localizados no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e na Uerj, Zona Norte. Os demais postos drive thru, espalhados por diversas regiões da cidade, funcionarão apenas no sábado. 

Parque Olímpico: É possível localizar o acesso pela Rua Projetada após a Jeunesse Arena no sentido Linha Amarela da Av. Embaixador Abelardo Bueno 3.401. Haverá vacinação tanto para quem chega em carros como para quem chega a pé. O horário de funcionamento é das 8h às 15h.

Câmpus da Uerj - entrada pelo Portão 7, na Avenida Radial Oeste. Esse posto também atende das 8h às 15h. O atendimento contará com quatro tendas de vacinação. Serão 25 vacinadores ao todo, além dos escribas, que auxiliam no cadastro inicial, nas oito pistas organizadas na área interna do estacionamento do campus Maracanã da universidade.
Publicidade
Segundo o vice-diretor da Faculdade de Enfermagem, Ricardo Mattos, o drive-thru da Uerj já imunizou mais de 9 mil pessoas.

Outros locais com pontos de atendimento no Rio

Centro - Sambódromo: acesso pelo Setor 1, na lateral da Av. Presidente Vargas; saída pela Apoteose.

Zona Norte:

Engenho de Dentro: Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão) - acesso pelo Portão Sul, na Rua Arquias Cordeiro.

Ilha do Fundão: Cidade Universitária da UFRJ, Polo de Biotecnologia - acesso pela Av. Carlos Chagas Filho 791, atrás do Centro de Ciências da Saúde e do Hospital Universitário.

Madureira: Parque Madureira - acesso pelo Portão 4, no início do Viaduto de Rocha Miranda, na Av. dos Italianos.

Zona Oeste

Bangu: Centro Municipal de Saúde Guilherme da Silveira Filho - entrada pela Av. Ribeiro Dantas 571.

Campo Grande: Centro Municipal de Saúde Belizário Penna - acesso pela Rua Gutemberg.

Santa Cruz: Policlínica Lincoln de Freitas Filho - acesso pela Rua do Cruzeiro.

Zona Sul - Praia Vermelha: câmpus da UFRJ - acesso pela Rua Lauro Müller 86, saída pela Av. Venceslau Brás.
A documentação necessária para apresentar no local de vacinação é apenas um documento com comprovação de idade. Também é possível usar o aplicativo Conecte SUS para facilitar a identificação da pessoa na hora da vacinação. É possível baixar o aplicativo por meio das plataformas da Play Store e App Store.
Publicidade
Especialistas apontam riscos na campanha
Segundo a pesquisadora em saúde da UFRJ e membro do Comitê de Combate ao Coronavírus, Chrystina Barros, a entrega da vacina é uma notícia boa, mas há problemas na estratégia de campanha da vacinação e riscos na entrega dos imunizantes da forma como vem sendo feita.
Publicidade
“Infelizmente, apesar de ser uma ótima notícia, temos um grande problema. As vacinas, a exemplo do que tem acontecido na Inglaterra e em Israel, serão a nossa solução, mas apenas se vierem de maneira coordenada com outras ações que dizem respeito diretamente à testagem, monitoramento e restrição de circulação”, ressaltou a especialista.
Ela também afirmou que o Brasil deveria ter comprado pelo menos 400 milhões de doses, considerando o contingente nacional, e que essa quantidade não foi garantida por fruto de uma inércia do governo federal em realizar as compras no ano anterior.
Publicidade
Para a médica, geriatra e psiquiatra, Roberta França, a vacinação em todo o Brasil está muito lenta, o que reforça a necessidade de a população manter os protocolos sanitários e os cuidados de higiene de maneira correta. Ela aponta que isso não tem sido feito e reitera que a pandemia não vai acabar até, pelo menos, 70% da população ser vacinada.
“Mais do que nunca é necessário que se compreenda que na falta de vacinas, toda a população precisa manter o controle do distanciamento social, o uso do álcool e gel, lavagem das mãos e cuidados com a higiene. O caos social que estamos vivendo em pleno fevereiro de 2021 só está acontecendo porque as orientações de segurança não foram seguidas”, disse.
Publicidade
Em Niterói a vacinação só acontece para quem vai receber a segunda dose
Além do Rio, Niterói e São Gonçalo também suspenderam a vacinação da primeira dose por falta imunizantes. Procurados pelo DIA sobre quando retomarão a aplicação da primeira vacina, a Secretaria de Saúde de Niterói (SMS) informou que aguarda a nova remessa de doses para prosseguir com a imunização da população. As doses da vacina contra a Covid-19 foram esgotadas na última sexta-feira (19) nas policlínicas da cidade.

Na quinta-feira (25), a SMS de Niterói vai iniciar a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos profissionais de saúde maiores de 60 anos que foram vacinados com a primeira dose nos dias 28 e 29 de janeiro. Para estes, as doses já estavam reservadas.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura e pelo número 153.
Publicidade
Em relação a nova remessa da primeira dose, a SMS de Niterói não confirmou o horário e nem a data de recebimento. 
São Gonçalo retoma segunda dose de vacinação nesta quarta

O município de São Gonçalo retomou nesta quarta-feira (24) a segunda dose da vacina CoronaVac em oito pontos de atendimento, três deles no sistema drive-thru. A imunização será realizada entre os horários de 8h até 17h. Até o momento, 10.720 doses estão reservadas.

Os locais para imunização com sistema drive-thru são Clube Mauá, no Centro; no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves; e na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade.
Publicidade
Já em relação a segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informou que as doses só serão retiradas após às 17h na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) no Barreto, em Niterói, nesta quarta-feira (24). A divulgação da quantidade de doses, retomada da vacinação de primeira dose, cronograma e locais de vacinação só acontecerá nesta quinta-feira (25).