Segunda dose de vacinação. Na foto, o senhor Valmir Silva, no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho.
Segunda dose de vacinação. Na foto, o senhor Valmir Silva, no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Yuri Eiras
Rio - Dona Vilma acordou cedo para receber a segunda dose da vacina e, enfim, garantir a imunização contra o vírus que a isolou em casa por um ano. Mas ao chegar na Clínica da Família Herbert de Souza, em Tomás Coelho, Zona Norte do Rio, a idosa de 84 anos nem demorou. Ainda na porta, ficou sabendo que as doses tinham acabado logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15). Sem receber novas remessas do Ministério da Saúde, a prefeitura interrompeu o calendário previsto, e vacina apenas a segunda dose ou idosos de 76 anos ou mais.
Agentes de saúde da clínica têm anotado o telefone dos idosos que não conseguiram a vacina para avisá-los quando uma nova remessa chegar. "Ela tomou a primeira dose aqui, mas a segunda não tem. Vamos procurar nas redondezas, porque o dia dela é hoje", lamentou Rosana, filha de Vilma. Seu Valmir, de 84 anos, também tentou se vacinar na Herbert de Souza, mesmo local onde tomou primeira, mas foi encaminhado para o centro municipal de saúde Clementino Fraga, perto dali, em Irajá. Lá, foi vacinado em menos de três minutos.
Publicidade
Segunda dose de vacinação. Na foto, o senhor Valmir Silva, no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Segunda dose de vacinação. Na foto, o senhor Valmir Silva, no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
"Fomos lá na clínica, mas disseram que a vacina não chegou ainda, ou já terminou, não sei bem. A enfermeira, então, orientou que eu viesse aqui na Clementino Fraga", disse. O centro municipal, que recebe em média 300 pessoas por dia, tinha movimento tranquilo e doses suficientes, apesar de o horário da manhã ser o mais agitado. Dona Maria Aparecida Teresa, de 89 anos, era só felicidade: recebeu a segunda dose da Coronavac, após um ano de isolamento.
Publicidade
"Não peguei fila, foi tudo ótimo. Recebi a primeira dose aqui, também. Estou livre, dá uma tranquilidade porque fiquei muito tempo presa em casa, só ia para médico. Antes da pandemia, todo dia dava uma caminhadinha. Graças a Deus, a vida vai voltar ao normal", comemorou.
Segunda dose de vacinação. Na foto, a senhora,Maria Aparecida Teresa no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Segunda dose de vacinação. Na foto, a senhora,Maria Aparecida Teresa no Centro Municipal de Saúde, Clementino Fraga, em Vicente de Carvalho.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Publicidade
Adailton Torres, de 74 anos, ficou sabendo pelo calendário que nesta segunda começaria a distribuição para idosos da sua idade. Mas ao chegar na Cruz Vermelha, um dos principais pontos do Centro do Rio, o morador de Paquetá foi informado da má notícia: a vacinação foi interrompida, e quem tem menos de 76 vai ter que aguardar uma nova programação. "Semana passada vim aqui perguntar e disseram que para a minha idade começaria hoje. Mas fazer o quê? Eu espero. Moro em Paquetá, vim resolver um negócio na cidade, aproveitei e vim aqui. Vou ter que ficar atento aos jornais para não perder", disse Adailton.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a falta dos imunizantes. "A CF Herbert de Souza de fato ficou sem vacinas em parte do dia de hoje, mas o reabastecimento está sendo providenciado e amanhã a vacinação na unidade será retomada".
Publicidade
Governo do Rio quer fechar compra de vacinas até sexta
O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), pretende fechar até sexta-feira a compra de imunizantes contra covid-19. A fabricante anunciada ainda não foi definida. Segundo o governo, será priorizada a marca que proporcionar a pronta entrega das doses. No sábado, o governador anunciou que o estado vai comprar 5 milhões de doses em um valor estimado de R$ 300 milhões.
Publicidade
Cláudio Castro, via redes sociais, falou sobre a compra de imunizantes. "Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas e sabemos que esta hora é de união", escreveu.