Funcionários do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, denunciam que funcionários não foram vacinados
Funcionários do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, denunciam que funcionários não foram vacinadosFernando Frazão/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - Servidores do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), em Jacarepaguá, planejam um protesto na quarta-feira (17), às 11h, na frente da unidade hospitalar, para exigir a imediata vacinação de todos os profissionais da rede federal do Rio e melhorias nas condições de trabalho. Os profissionais consideram ainda uma possível greve na unidade que recebe pacientes infectados pelo vírus e é direcionado ao atendimento de média e alta complexidade, sendo uma das principais referências hospitalares da Zona Oeste do Rio.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social no Estado do Rio (Sindsprev/RJ), o clima entre os servidores do Hospital Federal Cardoso Fontes é de grande indignação, principalmente após a morte da técnica de enfermagem Niedes Fernandes de Oliveira, de 60 anos, no domingo (14). A técnica trabalhava no setor de esterilização do hospital, em contato direto com os equipamentos infectados, e não foi vacinada.
Publicidade
Niedes Fernandes de Oliveira, de 60 anos, funcionária do Hospital Federal Cardoso Fontes, morreu de covid-19 - Divulgação
Niedes Fernandes de Oliveira, de 60 anos, funcionária do Hospital Federal Cardoso Fontes, morreu de covid-19Divulgação


Em mensagem nas redes sociais, uma colega da profissional desabafou: "Niedes Fernandes, companheira que dedicou mais de 36 anos de trabalho ao Cardoso e não pode fazer a passagem junto aos seus companheiros de labuta, não teve leito pra ela, nem acolhimento, nem sensibilidade. Trabalhando e sem vacina. Esse corpo tem dono, é mais um para a estatística dos assassinatos do Estado durante a pandemia", escreveu a colega de profissão.

Ao ser questionada sobre a falta de doses para os profissionais de saúde da unidade, a Direção do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) informou que recebeu, até o momento, 1.200 doses da vacina contra a Covid-19, entregues pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, para a aplicação da 1ª e 2ª doses. Ainda de acordo com a direção da unidade, do total de 2.292 profissionais da unidade, 600 foram imunizados e 580 já tomaram a segunda dose, os 20 profissionais faltantes estão impedidos por alguma intercorrência.

No entanto, a dirigente do Sindsprev disse que a informação repassada pelos órgãos responsáveis não seria verídica. "As verdades do Ministério da Saúde não correspondem aos dados apresentados pela Saúde do Trabalhador, nem pela realidade do espaço laboral onde vejo colegas de trabalho implorar pela sua justa proteção para seguirem na missão de poder salvar vidas. O Ministério da Saúde sob gestão de Pazuello é mentiroso", diz Cristiane que afirma ter pelo menos 200 funcionários da linha de frente sem vacina.

Os funcionários da unidade relataram também que o CTI será fechado novamente para receber pacientes com covid-19. "Nossa equipe de enfermagem não foi vacinada, nosso CTI fecha novamente para covid e o Ministério da Saúde não nos dá a menor satisfação sobre o que está acontecendo, como se já não bastassem a recente demissão em massa de profissionais na rede federal e o fato de estarmos há 6 anos sem reajuste salarial e trabalhando sob precárias condições", criticou Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev do Rio.

Ainda segundo o sindicato, a manifestação contará com as seguintes palavras de ordem: ‘vacina para todos os profissionais de saúde, contra as demissões e contra a PEC que congelou os salários do funcionalismo’, numa referência à Proposta de Emenda Constitucional nº 186, aprovada no Congresso Nacional. Esta PEC suspendeu por 15 anos todos os reajustes salariais do funcionalismo público federal, estadual e municipal.
A direção do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) disse ainda em nota que todos os funcionários vacinados atendem aos critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

"O Ministério da Saúde informa que novas remessas da vacina contra a Covid-19 serão entregues, de forma proporcional e igualitária, para todos os estados e Distrito Federal nesta semana. O cronograma de distribuição está em elaboração e será divulgado assim que for concluído. O MS está trabalhando, sem medir esforços, para que os grupos prioritários sejam vacinados o mais rápido possível e para que todos os brasileiros tenham acesso à imunização.

Cabe esclarecer que as previsões de entregas de vacinas são atualizadas semanalmente pelos fornecedores dos imunizantes (produtores e importadores). A vacinação contra a Covid-19 no hospital continuará assim que a unidade receber mais doses", disse em nota.