Secretário Estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, diz que não tem definição de chegada de novas doses de Coronavac
Secretário Estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, diz que não tem definição de chegada de novas doses de CoronavacReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Beatriz Perez
Rio - O secretário estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, disse que vai distribuir as vacinas assim que receber o novo lote de Coronavac do Ministério da Saúde. O governo do Rio esperava receber 297 mil vacinas, correspondentes a 9% das 3,3 milhões de doses adquiridas pelo Governo Federal do Instituto Butantan, nesta segunda-feira. Outro lote com mais 180 mil doses é esperado para quarta-feira. O secretário, no entanto, disse que não tem definição de quando as remessas vão chegar ao Estado do Rio.
"Quando as doses chegarem, vamos distribuir aos municípios. Se chegar de manhã, distribuímos a São Gonçalo, Niterói, Maricá e Rio de Janeiro no mesmo dia, e de helicóptero para as demais cidades no dia seguinte", afirmou Chaves. O secretário reforçou que o transporte por via terrestre será feito imediatamente e que todos os municípios serão avisados da chegada das doses.
Publicidade
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou sua rede social nesta segunda-feira (15) para pressionar o Ministério da Saúde a distribuir rapidamente as doses. Com o calendário de vacinação interrompido na cidade por falta de doses, Paes agradeceu ao governador de São Paulo, João Doria, pela entrega de 3,3 milhões de doses do Instituto Butantan aos estados, e disse torcer para que o Ministério "não fique estocando e distribua logo essas doses".
Na noite da última quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes anunciou a suspensão do cronograma de vacinação por falta de doses na capital. O Rio abriria, esta semana, a imunização para pessoas de 75 e 74 anos. Mas sem a chegada de novas remessas, o município segue vacinando apenas a segunda dose e idosos com 76 anos ou mais. Paes disse que novos lotes devem chegar terça ou quarta-feira, mas não deu previsão exata.